-
Arquitetos: Christophe Rousselle Architecte
- Área: 7030 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Heiner Babon
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no lote central do Zac Chandon-République Gennevilliers, o projeto de 91 unidades habitacionais mistas fica em frente ao parque. O plano ortogonal adota uma organização relativamente simples e sóbria que cria uma identidade particular ao local, dividindo o projeto em uma espécie de seis elementos como paralelepípedos de alturas variadas, sendo que os últimos estão ligados entre si por passadiços envidraçados. O revestimento das construções foi concebido de forma a preservar as vistas desobstruídas para os apartamentos terem vistas do parque implantado no centro doa quadra.
A estrutura foi simplificada ao máximo para dar rédea solta a um conjunto de planos verticais e horizontais e a identidade do projeto é definida pela forte presença das saliências das lajes e pela fina malha protetora das varandas. Todos os apartamentos são multiorientados e se abrem para um ou mais espaços ao ar livre, sendo estes últimos os que geram uma rica complexidade geométrica.
Os edifícios, de formas simples e variadas, oscilam entre a solidez e a leveza pela alternância de dois materiais na fachada: aço inoxidável e concreto aparente. Com efeito, a utilização do concreto como base sólida no térreo e como elemento estruturante nos pisos, contrasta com as chapas de aço inoxidável recozido brilhante que conferem uma verdadeira leveza e uma desmaterialização do edifício.
Toda a intervenção, localizada no coração do parque urbano, entre a massa construída e a massa vegetal, destaca uma rica volumetria ao responder precisamente ao seu contexto. Foi dada especial atenção ao design de cada planta para que eles possam se beneficiar de uma parte diurna e noturna muito distinta, oferecendo grandes salas de estar duplas e abertas à luz. Os espaços exteriores tornam cada habitação especialmente surpreendentes e dão a impressão de que se vive no último piso graças aos espaços exteriores ao ar livre.