-
Arquitetos: ALTA
- Área: 3 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Gaëtan Chevrier
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno do ZAC (área de desenvolvimento concentrado) Coeur de Poulfanc em Séné apresenta uma qualidade excepcional na paisagem. Sua topografia suave (vista à direita de nosso lote) e seu enquadramento florestal o tornam um local muito característico. Estes elementos são destacados pela arquitetura e volumetria dos edifícios. O conceito e concepção do projeto é baseada em uma ideia inicial postulada como uma afirmação: "Acima de tudo, não trabalhar contra a paisagem existente impondo nela um modelo residencial, mas propor um desenvolvimento do ambiente construído que corresponda com as qualidades naturais do local".
Trabalhamos em um projeto "paisagístico" em conjunto com as exigências urbanas do ZAC. Apoiando-nos fortemente na presença física do local, foi essencial respeitar a situação geográfica onde nosso projeto seria inserido. Isto foi obtido através da escolha cuidadosa de materiais simples e sustentáveis (baixa manutenção), resultando em uma arquitetura de qualidade e duradoura. O sistema de gerenciamento das águas pluviais contribuiu para manter as fachadas do edifício em boas condições.
Procuramos limitar o impacto de bloqueio das fachadas em favor da profundidade, porosidade e vistas do interior. Este método permite a articulação e o desenvolvimento dos espaços públicos, em particular o "Coulée Verte" (cinturão verde) e as vielas urbanas no coração do terreno. Isto nos dá controle sobre a transição suave entre os espaços públicos e privados.
A organização dos pisos térreos dos edifícios em torno de um sistema de "halls de passagem" garante uma continuidade visual entre o coração do local e a vista para o passeio ou para a rua.
Em linhas gerais o nosso objetivo foi otimizar a orientação das habitações e a sua relação com as vistas tanto urbanas como naturais e paisagísticas.
Buscamos uma orientação global que permitisse que todas as habitações beneficiassem de uma "visão" e, ao mesmo tempo, minimizasse o impacto na paisagem circundante, configurando uma certa harmonia entre os edifícios vizinhos.
Cada um dos edifícios está voltado para o coração do terreno, sendo densamente verde para proporcionar uma ligação coerente com o meio natural. A porosidade e o bloqueio visual dos edifícios facilita a criação de uma relação acolhedora entre o coração do terreno e os espaços externos.
Todos os apartamentos têm uma orientação ao sul, oeste ou leste e e alguns têm vista em duas ou mais dessas direções, principalmente os apartamentos maiores. Este arranjo permite uma apreciação das vistas, próximas e distantes, das áreas rurais vizinhas.