-
Arquitetos: i29
- Área: 115 m²
-
Fotografias:Ewout Huibers
-
Fabricantes: Alexandra Gaca, Blumenberg, Concraft, Cotto d'Este, Foscarini, Glas XL, JUNG, Maruni, Modular, Norr 11, Oostendorp, Quooker, SIGMA, Scheinder Interieurbouw, Seasons Parket, Water Revolution, bocchi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O estúdio i29, sediado em Amsterdã, converteu uma casa obsoleta do século XVII em uma casa brilhante com vistas inesperadas e espaço para descobertas. A casa está localizada ao longo dos canais próximos a Amstelveld, originalmente construída em 1675. Ao longo dos anos, a casa caiu em ruínas, a reforma levou mais de dois anos sendo executada em colaboração com uma equipe de especialistas.
O novo interior destaca diferentes áreas com tons coloridos que dão uma nova perspectiva a construção. Os detalhes originais são expostos de forma variada ou escondidos em quartos coloridos. Para criar linhas de visão inesperadas e uma experiência espacial, os diferentes espaços são conectados permitindo que a cor ou o acabamento continue de um ambiente para o outro. Em contraste com a estrutura existente, novas intervenções e acabamentos projetados pelo i29 são visualmente reconhecidos.
O espaço da cozinha no pavimento térreo possui um acabamento em concreto branco, paredes claras, e na cozinha uma mesa de jantar de carvalho desenhada sob medida. Na sequência, um volume de vidro verde delimita o quarto de hóspedes oculto, sendo equipado com um banheiro e acesso ao jardim. A cozinha é visualmente conectada ao quarto de estudos acima por uma parede de carvalho cinza, que também configura uma bela entrada para os quartos superiores. O mesmo cinza continua na sala de estar, mas em um revestimento de parede de tecido para acústica. Atrás de uma parede rotativa de livros na sala de estar está outra área completamente escondida, o ambiente tem um acabamento azul suave para ler ou relaxar.
No pavimento superior, os dormitórios irradiam conforto e luxo como uma verdadeira experiência hoteleira. O quarto principal com o forro original no teto é separado do banheiro por um volume espelhado, que envolve tanto a escadaria quanto a área do chuveiro. As paredes do chuveiro são construídas com espelhos nas duas faces, que dão uma visão direta aos canais. O banheiro adjacente tem uma banheira tradicional japonesa e uma cuba independente em madeira. Todas as intervenções novas e projetadas são feitas sob medida para esta casa do século XVII, de modo que elas se encaixam perfeitamente no ambiente existente, mas também elevam a casa a um patamar superior, pronta para a próxima geração.