-
Arquitetos: StudioDelRio
- Área: 113 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Jeffrey Zamora
-
Fabricantes: AutoDesk, Blue Marble Geograpihics, Cemento Fortaleza, Extralum, METALCO, Tecnigypsum, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Afirmação inicial: "Um volume compacto, vazado e amplo, são alguns conceitos interessantes quando há uma relação tão direta com o exterior, uma percepção clara da amplitude espacial dá origem à proposta, que com espaços multifuncionais se organiza em um interior que homenageia a paisagem natural do entorno''.
Casas em Cala é um projeto de residência que responde a demandas de um estilo de vida ativo durante a manhã. Por conta disso, a área social se abre para leste proporcionando luz natural e conforto térmico às primeiras atividades do dia. Este projeto foi feito para uma família de três pessoas composta por uma professora, um engenheiro de sistemas e um adolescente.
O projeto está localizado em uma região montanhosa, com seis meses de chuvas fortes durante o inverno, característicos das regiões tropicais. Essas condições direcionaram o processo de projeto de forma que a proposta correspondesse a esse contexto. Beirais e elementos de proteção nas fachadas com maior incidência de luz solar foram algumas soluções projetuais adotadas como resposta às condições climáticas, preenchendo o interior da casa com sombras e evocando aconchego em sua materialidade.
O projeto aproveita a topografia irregular do terreno ao considerar os taludes nas decisões de projeto. Um deles funciona como uma barreira visual que traz privacidade a uma área de descanso. Outro, por sua vez, é incorporado ao projeto através de um terraço elevado que amplia o espaço vazio. A permeabilidade visual das aberturas permite a intimidade familiar no interior da casa.
O design de interiores é materializado através do uso de chapas de compensado que definem o pé direito duplo, dando a cada área um caráter próprio. Também criamos uma paleta de cores neutras com o amarelo como protagonista. O exterior é feito de chapas onduladas de ferro galvanizado pintadas de preto. As mudanças de textura na cobertura geram um limiar de transição e enquadram os elementos naturais do entorno para proporcionar a cada atividade um contato visual contínuo com o ambiente natural.