-
Arquitetos: Salagnac Arquitectos
- Área: 220 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Andrés Garcia Lachner
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Bella Vida Costa Rica, Dekora, Intitech Solar, Lumion, Multiservicios Batres, Persianas CANET, Polyacril, Technolite
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio ao projetar esta edificação era criar um espaço de trabalho agradável e saudável nesta crise causada pelo COVID-19. A pandemia nos fez questionar a forma como os espaços de trabalho são normalmente construídos. Às vezes sem considerar os benefícios para a saúde que a ventilação natural e a luz solar podem trazer. Este conceito de ventilação e iluminação marca as diretrizes de projeto que a equipe vem trabalhando há anos e foi uma oportunidade para aplicá-las.
Outro desafio considerando a localização da edificação é o risco de inundação. O volume é elevado a 1,80 metros do solo como medida de proteção. O restante da estrutura é uma armação de aço estrutural organizada ao longo de uma geometria de treliça. Esses sistemas trazem organização e lógica ao projeto que leva à eficiência durante a construção. Os espaços interiores estão ocultos por atrás de uma série de ripas de madeira que proporcionam privacidade sem bloquear completamente o sol e, ao mesmo tempo, garantem ventilação cruzada em todos os espaços. Ao entrar na recepção há um escritório privativo. Do outro lado, os amplos corredores fluem entre a sala de reuniões, as varandas e o espaço aberto de escritório, até finalmente chegar à cozinha e sala de descanso da equipe. Todos os espaços estão conectados com vegetação, materiais quentes e luz natural; elementos que resultam em um ambiente de trabalho agradável e saudável que, por sua vez, ativam todos os sentidos e estimulam a criatividade.
Um sistema de painel solar fornece 100% da eletricidade necessária em um dia útil típico. Diante das dificuldades naturais da edificação, e em meio a uma crise sanitária mundial, a equipe busca estabelecer uma linguagem arquitetônica que aplique estratégias bioclimáticas e sistemas de eficiência energética, oferecendo uma forma mais saudável de desenvolver espaços de trabalho e de convivência em contato com a natureza.