-
Arquitetos: Jimenez Linares
- Área: 240 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:David Zarzoso
-
Fabricantes: Baxi, Cortizo, Daikin, FARO Barcelona, Piedra paloma, Tres, Velux
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao lado do Parque de la Quinta de Fuente del Berro, numa rua rodeada por Castaños de Indias, encontramos esta casa construída no final da década de 1920. A casa, que era a residência do escultor Jorge de Oteiza nos anos 50, estava muito deteriorada, e as suas fachadas tinham sofrido numerosas modificações.
Começamos por realizar pesquisas no Archivo de la Villa de Madrid, o que nos permitiu descobrir as plantas do projeto original. Com base nesta documentação, foi decidido recuperar a imagem original da casa: um volume branco, com grandes janelas no exterior e um telhado de cerâmica romana, rodeado por um jardim que parece subir pela fachada, incorporando jardineiras de aço forjado.
No interior da casa há uma escadaria central que tenta incorporar o jardim no interior. Este espaço está envolto numa malha perfurada em forma de palmeiras que atua como uma grande tela que lança diferentes sombras em função da luz. O resultado é algo como caminhar ao longo de uma grande vinha que liga os diferentes espaços da casa por meio de alturas duplas.