-
Arquitetos: Jonas von Ostrowski, Studio Nitsche
- Área: 62 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Nicolas Wefers
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa com formas claras e uma entrada complexa faz parte do LOS ANGELES, um espaço de arte localizado em uma zona rural no centro da Alemanha. É a primeira estrutura recém construída no terreno de 3000 metros quadrados, que está se tornando um jardim de escultura habitável, uma obra de arte que se desenvolverá e crescerá a partir de si mesma. LOS ANGELES é um lugar para artistas de todos os gêneros ficarem, trabalharem e se conectarem uns com os outros e com o público. O espaço recebe residências artísticas, exposições, oficinas e outros eventos culturais.
Equipada com eletricidade, água e aquecimento, a primeira escultura do artista Jonas von Ostrowski, a Casa com formas claras e uma entrada complexa oferece espaço para até três pessoas. Em sua forma, materialidade e estrutura espacial, ela propõe uma relação específica entre "dentro" e "fora". O projeto da casa é desenvolvido a partir de uma planta conceitual com uma sequência de quatro espaços.
O espaço de entrada, com sua porta em forma de câmara de ar, o espaço de passagem, a escada e, finalmente, o espaço de moradia final, criam uma narrativa espacial de fora para dentro. O corpo da Casa consiste em dois volumes geométricos empilhados: o inferior triangular, o superior quadrado. Os espaços internos resultam da sobreposição e interseção destas formas simples.
As "funções" elementares (entrar, avançar, subir, estar dentro) dos espaços são determinantes para o desenho respectivo, e para a escolha de material, cor e projeto de iluminação. Dentro da casa, não há outras paredes além daquelas resultantes da sobreposição dos dois volumes. A forma do lado de fora traduz a forma de dentro, e vice-versa.
O mobiliário foi projetado e construído por Jonas von Ostrowski como unidades autônomas, escultóricas que definem o espaço. Uma exposição apresentando estas peças chamadas FFLA (Furniture For Los Angeles) tem percorrido a Alemanha, começando no Kunstraum Munich, passando pela Philipp Pflug Contemporary em Frankfurt até seu destino final em Los Angeles, Alemanha. A Casa com formas claras e uma entrada complexa foi realizada em colaboração com o escritório de arquitetura Studio Nitsche. Foi em grande parte autoconstruída e, por isso, foi projetada como uma estrutura simples de madeira.