-
Arquitetos: Bruno H Gomes Arquitectura
- Área: 304 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: Aleluia Cerâmicas, Amorim, Lunawood, Sosoares, Valadares
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta habitação unifamiliar insere-se numa zona residencial da cidade de São João da Madeira. O acesso ao terreno é feito por uma rua de declive acentuado que o desenho do portão de entrada procura domesticar. A habitação térrea desenvolve-se toda abaixo da cota da rua. Um volume em duas águas anuncia a entrada da casa a quem se aproxima desde a rua.
A construção encosta-se toda ao extremo poente do terreno libertando o máximo de espaço exterior possível a nascente, para onde se vira toda a casa. Do lado nascente, a casa surge como um bloco único, abrigada sob uma cobertura plana contínua. Desta cobertura plana, destaca-se um volume de betão em duas águas que acomoda a entrada e a zona social da casa, diferenciadas volumétrica e materialmente. A presença deste volume distinto faz-se sentir também no interior da habitação, os elementos em betão que o suportam sobressaem entre o branco das paredes e dos armários que domina toda a casa.
A poente, o projeto tira partido da necessidade de fazer um muro de contenção de terras com o terreno vizinho. O muro de contenção em betão à vista surge no interior da habitação nas zonas de serviço (garagem, lavandaria e instalações sanitárias) e nos pátios exteriores que as iluminam. No que respeita à linguagem arquitetónica, predomina a cor branca, tanto no exterior como no interior, pontualmente intersetada por apontamentos em madeira ou em betão à vista.