-
Arquitetos: Taiga Kasai + Chong Aehyang Architecture / KACH
- Área: 173 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Vincent Hecht
-
Fabricantes: C.I. TAKIRON Corporation, Serge Ferrari, Tsukiboshi Shoji
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa para uma família de quatro pessoas está localizada em bairro residencial do Japão. Criamos um contorno generoso erguendo um volume de policarbonato translúcido ao longo do terreno para separá-lo das áreas circundantes e fazê-lo flutuar no ar. O volume flutuante cria separação, mas como é suspenso, a própria casa ainda está conectada ao ambiente circundante.
Dentro do volume, os moradores estão ocultos em relação ao exterior quando sobem, mas podem optar por descer e se apresentar na área que continua no espaço externo. Usamos o volume flutuante para definir o caráter espacial. O desenho final da casa gradualmente tomou forma à medida que estudamos as funções e sua localização para criar uma casa adequada ao seu meio ambiente.
No centro do terreno e do volume, a sala de jantar e a cozinha foram colocadas em um nível térreo aberto cercado por outras salas. Estes ambientes têm diferentes alturas de piso e conectam-se suavemente sem divisórias. Enquanto os espaços que exigem privacidade estão posicionados em um nível mais alto ou em uma área semi-subterrânea, cada cômodo é conectado para que os moradores possam sentir a presença uns dos outros, não importa onde estejam na casa.
Uma cortina externa foi instalada sob o volume flutuante para ser aberta ou fechada ao espaço externo conforme necessário. Esta é uma das características essenciais que alteram a qualidade do espaço fechado, e que permite aos moradores ajustar a relação entre a casa e a comunidade. O espaço externo pode ser controlado para ser público ou privado por uma cortina externa. Ao conectar suavemente o ambiente circundante ao núcleo mais profundo da casa, desejamos criar uma casa aberta e animada, onde a vida do morador se torna parte da cidade e a cidade se torna seu jardim.