-
Arquitetos: Steffen Welsch Architects
- Área: 188 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Tatjana Plitt
-
Fabricantes: BUNURONG LAND COUNCIL ABORIGINAL CORPORATION, Britton Timbers, Kingspan Insulated Panels, The Brick Recyclers
"Beach Slice" é uma casa de férias a uma hora de carro de Melbourne e a cinco minutos a pé da costa de Western Port Bay. Assentada em um terreno vegetado, é humilde e descontraída, projetada para férias. Um lugar adequado para descansar.
Uma "casa longe de casa" serve a dois propósitos principais: desfrutar de um lugar para fugir das rotinas diárias: natureza em vez da cidade, estrelas em vez de luzes, silêncio em vez de barulho, casual em vez de organizado, social em vez de insular (ou vice-versa), lazer em vez de trabalho. Dado que as casas de férias estão localizadas em imóveis de primeira linha, existe a tentação de se afastar do tradicional para criar um volume 'substancial' de grandes dimensões, apresentando detalhes sofisticados e uma sensação de luxo que pode muito bem ser uma extensão do lugar que se está tentando de escapar.
"Beach Slice" resiste a essa tentação. Nosso volume quase se esconde em seu ambiente vegetado e parece simples e sem esforço - embora esteja longe disso. É uma manifestação de uma “arquitetura silenciosa”: um volume que pode passar despercebido à primeira vista, mas se revela gradualmente e se torna apreciado com o tempo.
Pretendíamos que a "Beach Slice" fosse uma "arquitetura como pano de fundo", uma frase cunhada pelo arquiteto vienense Hermann Czech. Czech disse: 'A arquitetura não deve se impor a você. O usuário não deve percebê-la, deve parecer que sempre foi assim.'