-
Arquitetos: SML Arquitectos
- Área: 23804 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Cristóbal Palma
-
Fabricantes: Hunter Douglas
Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda consistiu em projetar uma fábrica de produtos de mineração com galpões de produção e um edifício corporativo, seguindo três diretrizes principais.
1.- O projeto deveria permitir modificações e possíveis expansões futuras.
2.- Optar por um sistema construtivo rápido e eficiente.
3.- O projeto, sendo um edifício corporativo, deve refletir os padrões e princípios da empresa, bem como evocar, na escolha dos materiais, a indústria de mineração.
A resposta a estas três diretrizes foi um complexo de três grandes pavilhões de produção atrás de um edifício central de 4 andares concebido como uma grelha regular utilizando uma estrutura de pilares e vigas de concreto pré-fabricados. Esta trama torna-se o suporte para os diferentes ambientes, que estão dispostos dentro deste sistema estrutural e organizados, não sem alguma tensão, através desse padrão cartesiano.
Por conta disso, optamos por respeitar a plasticidade geométrica do sistema pré-fabricado e não revesti-lo, de tal forma que os princípios estruturais do sistema, tais como pilares, vigas, amarras e nós rígidos de concreto, ficaram aparentes. Os espaços intersticiais que ocorrem entre as diferentes partes do programa e a estrutura dão origem a vários ambientes, em alguns casos terraços ao ar livre, enquanto outros se tornam vazios de pé direito duplo ou triplo.
São estes mesmos interstícios que geram a possibilidade de futuras ampliações, que serão sempre reguladas dentro da grelha de concreto, mantendo a lógica original do projeto. Vidro, madeira, aço corten e cobre são os principais materiais utilizados, que contrastam com a nudez da estrutura de concreto e proporcionam ambientes transparentes, mas ao mesmo tempo acolhedores para quem trabalha e ao mesmo tempo fazem referência às matérias-primas da indústria de mineração, gerando assim um edifício que de certa forma conta a história da empresa.