-
Arquitetos: studio nada
- Área: 285 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Todor Todorov
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado na entrada da vila, o antigo moinho não é apenas um marco importante, mas também um ponto de encontro de culturas, nacionalidades, gerações e ideias. Em 2022, foi convertido em centro cultural despertando a vida social e cultural da vila e da região. O moinho passou por uma transição drástica de uma ruína abandonada para um espaço público vibrante, retornando à comunidade a qual pertence.
O antigo moinho foi inicialmente construído na cidade vizinha. Mais tarde, foi transferido para Karpachevo e reconstruído no local onde está agora. Depois de fechado, foi abandonado e sofreu graves danos. Em 2019, a Devetaki Plateau Association decidiu trazer de volta a vida ao moinho.
O principal objetivo do projeto foi a adaptação e reaproveitamento do edifício abandonado, utilizando materiais naturais locais e reciclando os disponíveis (tábuas de madeira, telhas, tijolos de adobe, pedra, etc.) O conceito essencial foi manter a estética crua e rural do tecido original integrando, ao mesmo tempo, a nova função de maneira holística e sensata para atender às novas necessidades.
O principal conceito de projeto para a nova intervenção foi adotar o princípio de contraste e equilíbrio. Seguindo essa ideia, elementos metálicos pintados de branco foram introduzidos no interior como uma contradição à estrutura rústica de madeira antiga. Os elementos recém-adicionados não apenas aprimoram a aparência natural da antiga estrutura, mas também introduzem luz no espaço interior. Uma tenra “renda” de metal foi usada para emoldurar os corrimãos e os móveis ascéticos.
O projeto oferece segurança e novas funcionalidades permitindo ainda que o visitante veja os elementos autênticos por trás dele. O jogo entre o antigo e o novo, escuro e claro, 'limpo' e 'sujo' criam a atmosfera especial de harmonia e equilíbrio em relação ao espírito autêntico do lugar. O resultado geral – um espaço híbrido que conseguiu manter o seu caráter único e genuíno, mas também satisfaz todas as necessidades contemporâneas da função recém-adicionada.
A estrutura de madeira de 3 andares foi mantida em seu estado original – foi necessário passar por um reforço estrutural para dar segurança aos visitantes. As aberturas através dos níveis permitem a comunicação e a conexão visual vertical de vários andares. O 1º andar, acessível a partir da entrada principal ao sul, é composto por 3 zonas – posto de informação, cozinha compacta e zona comum – um ponto de encontro para todas as gerações. O 2º andar funciona como um espaço multifuncional que oferece palco para diferentes tipos de eventos culturais – treinamentos, apresentações, workshops, palestras, debates públicos e espaço de coworking. Banheiros para visitantes, espaço de armazenamento e instalações para aluguel de bicicletas estão posicionados no térreo. Para garantir o acesso ao 2º andar, uma nova escada e corrimãos foram adicionadas. As janelas de madeira foram refeitas em seu layout original e dobradas ao interior com esquadrias de alumínio com vidros duplos para garantir a economia de energia.
O que antes era uma ruína abandonada agora retorna à comunidade local, adicionando um novo significado a um antigo marco.