-
Arquitetos: PAN Architecture
- Área: 135 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Sébastien Normand
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em uma pequena cidade de Provence chamada Gréasque, em um ambiente rural repleto de carvalhos e pinheiros.
Localizada entre uma zona habitacional e uma floresta, a nossa proposta tira partido da morfologia do local e de sua topografia. Uma geometria linear simples colocada sobre uma colina permite explorar ao máximo as qualidades climáticas e visuais do terreno. Este projeto visa tornar este local habitável protegendo-se dos fortes ventos (os chamados mistral) e abrindo-se para a paisagem.
Devido ao tamanho restrito do lote e a sua proximidade com o vizinho, a casa foi situada na parte norte do terreno, favorecendo a privacidade dos moradores e possibilitando a criação de um jardim na porção sul do lote. As aberturas que estão voltadas para o norte têm vista para a montanha Sainte-Victoire, enquanto as voltadas para sul, para o jardim. O eixo "Sainte Victoire - Jardim" torna-se um conceito fundamental do projeto.
A forma tradicional dos telhados inclinados é desprezada. Esse eixo criado divide o volume principal da casa em duas partes distintas, a da face norte (estável, protetora, maciça e sólida) e a da face sul (frívola, leve e vazia). Essa dinâmica de composição valoriza as relações internas e externas da residência. Cria singularidade com a oposição entre os dois volumes e mantém uma unidade volumétrica.
Brincando com a diferenciação desta casa em relação às vizinhas, este projeto caracteriza-se como um questionamento à tipologia de habitação típica de Provença: uniforme, padronizada e idealizada. A nossa convicção aqui defendida é que a arquitetura que se destaca em um determinado contexto pode se tornar um lugar único e valorizar o ambiente a sua volta.
Valorizando a especialidade da mão-de-obra local, o projeto usa da expressividade do concreto. Resultado de um alto nível técnico, este concreto arquitetônico branco bruto cria uma relação profunda entre o projeto e o calcário da paisagem. Seu aspecto monolítico cria um efeito de massa e tensão próprio do imaginário local. Este projeto tenta manter uma relação ampliada com a paisagem. É uma casa aberta para o exterior cuja forma distinta fica em evidência.