-
Arquitetos: Atelier Let's, JR Architects
- Área: 15459 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:YuChen Chao Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno se localiza na zona rural de Pingtung, Taiwan, na base da Montanha Taimu. Antigamente, uma escola primária ocupava este local. O edifício da escola se transformou no Pingtung AI Agriculture Hub: um novo parque dedicado à comunidade e aos idosos. O jardim cria uma atmosfera atrativa para os moradores, abrindo os limites do lote e conectando a nova vegetação ao entorno.
Principais desafios:
- Demolir os muros da antiga escola. Negociamos e concordamos com o cliente e as autoridades para abrir os limites do terreno e instalar iluminação no parque para a comunidade.
- Manter as árvores adultas. Conseguimos isso planejando cuidadosamente as instalações e fundações estruturais considerando as raízes dessas árvores.
- Criar um espaço para todos. Projetamos o espaço com passagens sem barreiras e eliminamos a diferença de altura em todo o local do projeto.
Para ter controle sobre a tão estimada névoa, investigamos a direção do vento e situamos os aspersores de névoa nos melhores lugares para criar o efeito de pretendido. A recuperação da escola celebra as características da natureza regional e as traduz em formas geométricas no projeto paisagístico. A curvatura contínua dos muros de contenção de concreto remete aos padrões dos campos de abacaxi e as formas das montanhas. A variedade de plantas selecionadas para a área do projeto permite uma oportunidade de educação ecológica para o público, incluindo as plantas comestíveis nas colinas e a restauração da população de plantas aquáticas na lagoa.
Um dos nossos objetivos neste projeto era desenvolver um sistema de irrigação que também se destacasse em sua estética e tivesse função recreativa. Nos três primeiros meses do projeto, investigamos a direção dos ventos e as condições ambientais do local. Trabalhamos com fornecedores locais no desenvolvimento das instalações de aspersores de água que atendessem a dois propósitos – fornecer água suficiente para as plantas e criar um cenário com névoa inspirado nas brumas das montanhas. A instalação de geração de névoa é integrada ao sistema de iluminação para garantir a segurança da população durante a noite.
A névoa e brilho despertam a memória coletiva dos habitantes locais – à noite, a névoa da montanha flui ao longo dos cumes, criando brilhos ao redor das luzes da rua. A névoa natural da montanha atravessa a floresta de mogno e os campos de abacaxi. A recriação dessa cena traz à tona as memórias visuais de imagens da montanha coberta de névoa e nuvens.