-
Arquitetos: Ângela Roldão Arquitetura
- Área: 1036 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Jomar Bragança
-
Fabricantes: A de arte, Persianas & Ideias, Templuz, Terratile
Descrição enviada pela equipe de projeto. A loja Micheliny Martins é uma das mais completas, modernas e tradicionais loja de móveis de Belo Horizonte. Em um bairro nobre da cidade, em uma pequena rua, a primeira loja foi projetada em cima dos alicerces de uma antiga casa demolida. Construiu-se então um galpão metálico com escadarias e muros em concreto ciclópico. Criamos um contraste com o bom acabamento das paredes e tetos e com os cobogós cerâmicos brancos da fachada, utilizados para conter a incidência do sol poente. Além de lindos!!!
Os degraus existentes na antiga fundação, foram ampliados e transformados em arquibancadas, excelentes para a exposição de móveis. De vez em quando se prestam como assentos para palestras e mesmo desfiles. Os muros de concreto e pedras se mostram também nas vitrines que abrimos nas paredes de dentro da loja. Micheliny Martins - Anexo surgiu com a demanda de mais espaço para a loja e a incorporação da casa ao lado. Desta vez, não demolimos. Mas a casa, bem antiga, com duas novas partes já anexadas (em épocas diversas) e muito compartimentada, exigiu-nos muito. Com pouco tempo para a execução do projeto e da obra e orçamento limitado, começamos pela estruturação das paredes e telhados. Este foi o conceito do projeto. Descascamos e mantivemos as paredes de tijolo do entorno, mais antigas, e mantivemos as outras paredes brancas, como as da loja inicial. Por ser uma estrutura antiga, várias paredes tiveram que ser mantidas. Daí, fizemos a estrutura metálica solta e, por vezes, com pequenos buracos que acentuavam este propósito. A estruturação necessária se tornou o nosso partido e optamos por destacá-la ao invés de escondê-la.
Mantivemos, no jardim interno, como um estêncil, o fundo da parede de cobogós que tiramos por estarem quebrados e apodrecidos. Adoramos o resultado! Usamos também placas de cimento, bem básicas e baratas, usadas para fazer muros, como revestimento de fachada e áreas externas. Ficou nobre e muito bonito! O anexo, apesar do conceito diferente, harmonizou, a nosso ver, perfeitamente com a loja existente. E agradou muito aos clientes...