-
Arquitetos: Johan Sundberg Arkitektur
- Ano: 2022
-
Fotografias:Markus Linderoth
-
Fabricantes: Martinsons Trä AB
Descrição enviada pela equipe de projeto. Escondido nas suaves colinas da Scania, no terreno de uma fazenda histórica, Johan Sundberg projetou um pequeno barracão: um edifício humilde, quase arquetípico, enraizado na tradição e, ao mesmo tempo, contemporâneo e refinado. O cliente — habitual do escritório e um amigo — queria "uma casa de diversão para si mesmo, assim como para os morcegos e insetos" em uma propriedade familiar.
O galpão fica ao lado de uma fazenda de 300 anos, que durante séculos foi o lar dos frequentadores da praia, inserido em uma paisagem protegida e idílica de florestas com riachos, e cercado por um pomar coberto de vegetação.
O novo galpão substituiu uma construção dilapidada dos anos 50, abrigando um trator, ferramentas de jardim e uma oficina. O edifício, inserido entre as árvores frutíferas, evoca muitas imagens: o ângulo do telhado imita as colinas próximas, o detalhamento tem a precisão das casas minimalistas japonesas. Em contraste, os pilares de concreto remetem aos celeiros suíços.
Esta última comparação, surpreendente no início, é facilmente explicada: as férias anuais de esqui de Johan Sundberg o inspiraram a estudar a arquitetura vernacular em um clima similar fora de sua Suécia. Os cantos do edifício fundidos, por ser um projeto de lazer do cliente, liberaram a estrutura de elementos estruturais diagonais. Durante o dia, a luz brilha através das frestas entre as tábuas de madeira da fachada, acentuando sua estrutura clara e calma.
Não há raios solares diretos e sombras agudas, mas sim uma luz uniforme e refletida, pois a fachada é estruturada como escamas de um animal, para proteger o interior da chuva e do vento. Após o anoitecer, o edifício se transforma em uma escultura de luz, flutuando em meio a árvores e gramados escurecidos. As luzes lembram a linha dourada que aparece durante o nascer ou pôr do sol sobre o mar, multiplicada por uma imagem fantasmagórica da casa, iluminada por uma fogueira.