-
Arquitetos: DDAP Architect
- Área: 800 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Indra Wiras
-
Fabricantes: Tekuin Gallery
Descrição enviada pela equipe de projeto. TEKUNIDUA apresenta o verdadeiro estilo da arquitetura asiática hoje. TEKUNIDUA é um projeto de apartamentos com 4 quartos com jardim, 4 quartos standard, 4 quartos em suíte e uma cobertura com uma área de 800m² e área útil de 1000m². Inspirado na arquitetura asiática, o DDAP Architect se orgulha da diversidade de materiais, espaços e escalas da Ásia como um personagem em potencial e uma alma para o projeto. Localizado em uma área movimentada de Kuta Bali, o TEKUNIDUA oferece um novo horizonte para a paisagem urbana com sua altura, protuberância e fachada recuada. O cliente desejava um conjunto semelhante aos princípios estéticos do Ruang Tekuni anterior e um oásis nas áreas urbanas. O DDAP brinca, portanto, com escala, iluminação, sombra, ventos e também aromas para responder aos sentidos e à tensão do usuário.
A simples missão do arquiteto era mover todos os belos materiais recuperados do armazém do cliente e aplicá-los no projeto. Surpreendentemente, o armazém continha não apenas madeira recuperada, mas também materiais naturais, móveis usados de qualidade, azulejos reciclados, granito, mármore e também acessórios exclusivos. O arquiteto precisou pensar em como esses materiais poderiam ser incorporados ao projeto com harmonia e montados para representar as memórias da jornada no ramo da madeireira do proprietário. "Sentimos que estes materiais têm uma alma e que quando os aplicarmos a este projeto a alma se apega e é sentida pelos usuários". O uso de materiais recuperados e reciclados não apenas ajudará a reduzir o orçamento do projeto, mas também será incorporado aos princípios de sustentabilidade.
Do armazém, mais de 10 conjuntos de treliças tradicionais chinesas recuperadas foram utilizadas para enfatizar a entrada, a fachada e como parte da decoração de interiores, especialmente nos quartos superiores e na cobertura. Além disso, 60 caixas de frascos usados da medicina chinesa estão localizados na área iluminada pelo sol e se transformam em um belo efeito de iluminação no piso, além de se tornar uma barreira de privacidade para a piscina. Para melhorar a área da escada, as pernas da mesa reciclada foram aplicadas como uma tela ao norte, criando um padrão intrincado para o edifício. A madeira de teca recuperada funcionou bem em quase todos os elementos do design, como pilar, parede, telhado e também no interior. Para um toque detalhado, a moldagem javanês reciclada foi aplicada para identificar os números dos quartos.
A Ásia é conhecida por sua diversidade e a TEKUNIDUA também. O arquiteto enfatiza a diversidade de materiais encontrada no armazém do proprietário e a transforma em um belo projeto. Não só de Bali, mas os equipamentos também vêm de Java, e alguns até da China. "Sentimos que completamos nossa missão simples. Ao questionar o potencial dos materiais recuperados do proprietário, permitiu-se a reformulação da alma incorporada e uma narrativa única para o próprio projeto. Mas, em princípio, ainda nos movemos com base na limpeza e ordem para que a impressão moderna permaneça. Este passo pode ser nosso primeiro no caminho para representar o verdadeiro estilo da arquitetura asiática hoje".