-
Arquitetos: Shinji Nakano Architects
- Área: 74 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:yashiro photo office
-
Fabricantes: LIXIL , Sanwa
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa abriga uma família de quatro pessoas. Depois que meus filhos saíram de casa, eu queria um lar para uma vida confortável. Portanto, na segunda vez que construímos uma casa, decidimos planejar com um orçamento e escala mínimos.
O lote fica entre ruas estreitas e rios curvos, com uma brisa agradável. Para um casal que amava a natureza, foi natural escolher tal ambiente. Por outro lado, a rua arterial além da estrada estreita na linha do horizonte foi considerada. Assim, aproveitando ao máximo este ambiente, buscando uma arquitetura flexível em que os próprios moradores pudessem ajustar livremente.
Primeiro, inserimos um longo volume ao longo do rio no eixo leste-oeste para permitir a passagem de pessoas, vento e som sem distinção por grandes janelas, além de terraços em cada um dos eixos norte e sul. O grande terraço circular no lado sul é uma referência a um edifício com muitas plantas. O solário adjacente é normalmente um depósito para pranchas de surf e equipamentos de camping, mas seu uso muda dependendo de como a grande porta articulada de policarbonato translúcido, que delimita o terraço, se abre.
A porta articulada é também um dispositivo ambiental que controla a linha de visão da estrada arterial, ventilação e luz solar. A maioria dos pisos da sala é de concreto, que se conecta perfeitamente ao rio enquanto desenha na atmosfera livre do terraço circular e do solário. Conseguimos um grande espaço no mezanino para cobrir a limitada área da planta e fizemos dele um espaço para nossos filhos. O terraço na face norte, conectado ao espaço de trabalho, é um lugar privado e estático onde é possível pendurar roupa e contemplar o rio com calma.
Em uma série de movimentos, o residente faz uma escolha que se adapta à ocasião e a arquitetura responde a ela. Espero que tal relação orgânica conecte o morador e o meio ambiente e se torne um elo para viver ali.