-
Arquitetos: KUU arhitektid
- Área: 225 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Tõnu Tunnel
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa se integra com a paisagem de maneira delicada, misturando-se com seu entorno e preservando o máximo possível a floresta de pinheiros que a envolve. A residência térrea em uma área arborizada cria um cenário horizontal sutil e sereno sem qualquer tentativa de ser protagonista – é uma parte natural da paisagem.
Um relacionamento significativo e sincero entre o interior e exterior é criado pela ausência de elementos construtivos que marcam limites espaciais. Os quartos que são usados diariamente estão nivelados com a topografia da área. Painéis de vidro que se abrem para terraços sombreados contribuem ainda mais para a sensação de ausência de limites entre o espaço interior e o exterior.
A estrutura em forma de U é o resultado da soma da parte dos aposentos, em forma de L, com o espaço de serviços, em forma de I. Essas duas partes se unem por uma entrada coberta, que também é a garagem de veículos. Entre os volumes encontra-se um pátio interno calmo e protegido dos ventos, aberto para o sul e fechado pela casa nos outros três lados.
A cozinha desta casa é aberta e a sala de estar define o espaço do escritório. Dois quartos menores dividem um mesmo banheiro, já o quarto principal conta com um banheiro privativo e um closet. Há também ambientes de serviço e um espaço para exercícios físicos. A cozinha e a sala se abrem para o pátio interno. Os quartos abrem para varandas no lado leste do edifício. A área de serviços abriga a sauna, a lavanderia, o vestiário da sauna e um espaço de armazenamento.
Os materiais escolhidos colaboram com a fusão entre o edifício e a floresta. O acabamento exterior é em madeira pintada de preto e painéis de concreto moldados com o mesmo perfil das partes de madeira, criando, assim, uma relação de contraste ao mesmo tempo que harmoniosa entre os dois materiais.
As paredes laterais do terraço triangular cobertas com tábuas pretas também servem como locais ocultos de armazenamento, permitindo armazenar equipamentos de atividades ao ar livre enquanto também escondem torneiras de jardim, o dispositivo de controle da piscina e tubulações de águas pluviais. As instalações de comunicação da casa ficam sob o piso, permitindo que as superfícies de concreto aparente não sejam poluídas com esses elementos.