-
Arquitetos: Plan Associates
- Área: 5300 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:DOF Sky|Ground
-
Fabricantes: A.P.K. Dawkoo, AGC, Fameline products
Descrição enviada pela equipe de projeto. A sede da empresa Choice está localizada na cidade de Chiang Mai, Tailândia. A área é cercada por um tesouro cultural especialmente constituído por elementos da arquitetura tailandesa local como Long-kao (casa de colheita de arroz), a Muralha de Chiang Mai (portão de Suan dok) ou o terraço tradicional tailandês. Esses elementos são aplicados à esta arquitetura moderna e ao seu paisagismo. A arquitetura aqui é definida simplesmente pelo planejamento das funções, incluindo o reforço da estrutura de concreto com altura de quatro andares. A chave é o pátio centralizado, que traz luz natural a todos os ambientes.
O hall de entrada é elevado para ventilação natural e delimitado pela área de transição entre o pátio do 1º andar e o espaço aberto do 2º andar, com a marcante escadaria. Ele funciona como um ambiente multifuncional que conecta os funcionários, podendo ser uma área para relaxamento, reuniões ou seminários. O planejamento do espaço é orientado para o fluxo do vento e sombreamento, a área central é posicionada no lado oeste como uma área funcional temporária. Escritórios e áreas de reunião, para longas permanências, estão localizados ao norte, sul e leste consecutivamente.
O vão do edifício é aberto, com poucas colunas, criando uma área que é flexível, podendo mudar de função no futuro. A escadaria principal foi pensada para acolher os usuários permitindo que se exercitem e economizem energia, além poder reunir todos os funcionários em um mesmo local. O desenho do espaço de trabalho tem duas variações: 75% espaços de escritório formais e 25% espaços informais. Para responder com flexibilidade ao uso dos ambientes, criou-se uma atmosfera que promove a criatividade relacionando o estilo de vida com a mudança tecnológica.
O tijolo vernacular é um material local, de custo adequado e fácil de ser encontrado, por isso, se tornou o elemento principal do projeto. A integração entre matéria-prima natural (madeira e concreto bruto) e materiais contemporâneos, como janelas envidraçadas com estrutura de alumínio, marcam o fascínio pelo material tailandês local e pelo contemporâneo. Ainda sobre o tijolo vernacular, este elemento foi aplicado nos seguintes espaços:
- A fachada com tijolo vernacular é projetada para funcionar como uma espécie persiana de proteção térmica. O tijolo vazado está alinhado ao longo da fachada do edifício.
- A grande escadaria no 1º nível utiliza padrões específicos para representar a continuidade dos materiais que são leves e diminuem o desperdício na construção.
- A parede do hall de entrada é de tijolo preto vernacular com telha cerâmica.
Além da singularidade da arquitetura, a construção sustentável é uma obrigação e, sendo um padrão de desenho pensando na construção, o edifício de escritórios da CHOICE está com o processo em andamento para adquirir a Certificação Platinum Tree do Thai Green Building Institute (TGBI).