-
Arquitetos: Alric Galindez Arquitectos
- Área: 210 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Fernando Schapochnik
-
Fabricantes: AutoDesk
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Bitelhaus está localizada em um subúrbio da cidade de Buenos Aires e foi projetada sob a premissa de expressar o conceito de uma casa de fim de semana: baixa manutenção, relação direta com o exterior e ser facilmente aberta e fechada. O terreno da residência é ajardinado, perpendicular à rua e orientado para nordeste. Os protagonistas da paisagem são uma araucária e um olmo - árvore frondosa de grande porte.
A casa é formada por um volume linear onde os espaços se organizam sequencialmente e em uma mesma hierarquia, utilizando-se de uma varanda como espaço intermediário pelo qual se acessa a casa e que articula todos os espaços. Essa área dá acesso ao hall que conecta o jardim, a sala, a garagem e, também, é onde se encontra a área da churrasqueira, intensificando a ideia da casa como espaço de convívio. A linearidade da casa permite o conforto climático interno através da ventilação cruzada, além de proporcionar uma relação direta de todos os ambientes com o exterior. No exterior, a casa é revestida por chapas brancas com sistema de painéis deslizantes que cumprem a premissa da baixa manutenção, proporcionando proteção da luz da manhã e isolamento à noite, além de fechar a casa facilmente quando não estiver em uso.
O uso de abóbadas de berço com diferentes curvaturas permite que diferentes ambientes sejam gerados por variações de altura, onde a entrada de luz e circulação de ar estão presentes em todo o percurso, proporcionando um ritmo dentro da casa. Uma casa de fim de semana é utilizada para vivenciar os espaços ao ar livre nos momentos de lazer e convívio social e de descanso, razão pela qual a relação interior-exterior está presente em todos os espaços.