-
Arquitetos: Costaveras Arquitetos
- Área: 392 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Edgard Cesar
-
Fabricantes: ENCOESMA, Gruta Mármores e Granitos, Illuminato, Ornare
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto encomendado por um casal com o desejo de ter uma casa prática, enxuta, de fácil manutenção porém bastante aconchegante. Um clima rústico também foi pedido, para que a casa tivesse personalidade e alma, sendo portanto “uma casa com cara de casa”.
Na montagem do produto, elegemos o resgate da telha aparente e seu conjunto com a madeira, presente não apenas no traçado dos telhados, mas também na estrutura física de toda a casa. Com isso, os desafios apareceram; cálculos diferenciados, vãos mais reduzidos, tratamento e manutenção do material, etc.
Entre os materiais: estrutura de madeira maciça (pilares e vigamentos), telhados aparentes, com os encontros das águas, caimentos, calhas e rufos especiais, piso cimentado liso, ladrilhos hidráulicos e granito escovado presente nas áreas com necessidade de limpeza mais fina. Em algumas paredes, seixos rolados aplicados com junta seca e pinturas caiadas.
Uma planta fácil, com circulações amplas, setorizando o íntimo para um lado, serviços para o outro lado, deixando o social reservado ao eixo central para promover os encontros da família. Não há sala de jantar: as refeições se revezam entre a bancada da cozinha e a varanda, debaixo da pérgola. Com isso, ganhamos espaço, economizando um ambiente que seria pouco usado. A suíte master se abre para o jardim interno, com vista para a piscina. A suíte dos netos, vizinha à master, é enxuta mas bem confortável, para as visitas mais esporádicas. Esquadrias tipo piso-teto, peças pivotantes, sanfonadas…promovem as ventilações cruzadas, bastante presentes na construção.