-
Arquitetos: McCloy + Muchemwa
- Área: 50 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Simon Kennedy
-
Fabricantes: BRETT MARTIN, Rust Oleum, The Hairpin Leg Co., Trimform
Descrição enviada pela equipe de projeto. McCloy + Muchemwa projetaram e renovaram uma garagem em ruínas construída com telhado de amianto em Norwich, Reino Unido, contando com a participação dos clientes na obra. A garagem existente era escura, empoeirada, desordenada e tinha problemas com pragas; tornando-a teoricamente inutilizável, além de ser visivelmente pouco atraente. Com fins de semana e feriados cancelados durante a pandemia de covid-19, a energia reprimida foi liberada no jardim visando tornar a garagem mais segura, com melhor funcionamento, sendo um espaço mais agradável com soluções de armazenamento generosas e ponderadas.
Aqui, a remoção do telhado danificado e contendo amianto foi a grande prioridade. No entanto, isso apresentou uma oportunidade para reconfigurar ousadamente o volume e o jardim. O projeto incluiu uma infinidade de opções dentro do orçamento relativamente pequeno que exigiria imaginação, materiais reciclados + pensamento lateral.
A sustentabilidade do projeto está na reutilização, melhorias na estrutura existente prometem prolongar a vida útil da edificação e foram realizadas para reduzir os resíduos retirados do local. A estrutura interna de madeira era bastante sólida, embora um pouco aleatória, então, para minimizar a quantidade de novos materiais adicionados, foi escolhida uma abordagem 'cirúrgica' para a reforma. Seções de madeira podres foram substituídas onde ocorriam vazamentos e toda a estrutura foi tratada e selada com tinta externa.
Armários para ferramentas, floreiras e bancadas de trabalho feitos de móveis e materiais de construção reciclados são projetados para serem flexíveis e reconfiguráveis. Os armários são equipados com rodízios laranja de alta resistência, enquanto as bancadas de trabalho são apoiadas em pernas metálicas fáceis de encaixar. As estantes de armazenamento suspensas na parede, as prateleiras e até o banco de metal são feitos com um design robusto que se encaixa no esquema de cores laranja e preto.
Um interior com iluminação natural fornece um espaço de trabalho para diferentes hobbies como manutenção de bicicletas, bricolagem e cerâmica, com eletricidade gerada por painéis solares. A nova estufa com estrutura de madeira abriga a horta e árvores frutíferas dos proprietários no fornecimento de alimentos cultivados em casa, enquanto a pérgola de coleta de água oferece abrigo e sombra. As intervenções resultaram em uma mudança positiva no estilo de vida dos proprietários, que agora passam grande parte do tempo livre relaxando, comendo e se divertindo ao ar livre.
O projeto foi pensado para que a construção DIY pudesse acontecer em pequenas fases em finais de semana não consecutivos (e entre lockdowns). O tamanho e o tipo dos painéis de cobertura metálica foram selecionados para aumentar a segurança e minimizar o número de encaixes. A estufa é fabricada com estruturas leves e fáceis de levantar que são montadas no solo, reduzindo significativamente o trabalho (e uso de escadas).
O revestimento preto perfilado evita ainda mais o desgaste do telhado e das paredes, enquanto visualmente fornece um cenário de alto contraste que enfatiza as cores do jardim. Uma cor de tinta alaranjada brilhante, inspirada em Richard Rogers, torna o vão de sete metros da viga de aço realmente 'pop'. No interior, ela é novamente aplicada para melhorar a coerência visual em muitos detalhes. O motivo triangular também se repete em todo o projeto; desde a expressão estrutural até pequenos detalhes como os suportes das prateleiras.