-
Arquitetos: SCC Arquitectos
- Área: 150 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Nuno Almendra
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Quinta dos Afectos localiza-se no sopé da Serra da Arrábida, entre Vila Nogueira de Azeitão e Setúbal.
Rodeada por uma paisagem mediterrânea deslumbrante, é composta pela casa principal, um tanque de água de generosas dimensões e alguns anexos que se dispersam ao longo do terreno que se desenvolve em socalcos ao longo da encosta da serra.
O objectivo principal da intervenção foi a reabilitação integral da casa-mãe, construção de cariz tipicamente rural e corrente do início dos anos sessenta do século passado, e também a qualificação paisagística do promontório onde se integra. O volume - um paralelepípedo com cobertura de duas águas - encontrava-se em estado algo danificado, necessitando de urgente manutenção. No interior, urgia demolir uma pesada compartimentação transversal e a fachada, de costas voltadas ao vale, necessitava de ser repensada.
Não sendo possível um aumento de área ao nível da implantação, optou-se por baixar o pé-direito inicial do piso térreo para o mínimo admissível por lei com a construção de uma nova laje e, desse modo, conseguir utilizar o desvão da cobertura para a colocação de duas suites. A demolição da laje permitiu também a alteração da geometria primordial da casa, centralizando a área social e conferindo-lhe amplitude e dignidade através da utilização da totalidade do pé direito disponível e espelhando as suites no piso superior, cujo acesso se faz através de um passadiço aberto sobre a sala.
O tanque, de água cristalina da serra, não sofreu alterações ao nível do seu desenho mas apenas da sua materialidade. A pintura branca dos seus paramentos reflecte o brilho especial dessa água e contrasta com o verde exuberante do vale.