-
Arquitetos: Moca Arquitetura
- Área: 262 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Eduardo Macarios
-
Fabricantes: Deca, Rocca, Schneider Electric, Tintas Suvinil
Descrição enviada pela equipe de projeto. Mix de cores, texturas e materiais inusitados definem mais de 200 m², no projeto da Moca Arquitetura para a Mad Creative, uma agência de design de produtos, localizada no centro de Curitiba. Responsável pelo desenvolvimento de grandes marcas do Paraná e de todo Brasil, a agência recorreu ao escritório de arquitetura, comandado pelas sócias Ana Sikorski e Katia Azevedo, para a criação de um espaço três vezes maior que o ocupado anteriormente. O movimento de expansão foi motivado pelo aumento da equipe e, principalmente, pelo retorno à rotina presencial de trabalho. “Eles estavam em um escritório menor e nos chamaram para desenvolver um espaço que desse mais qualidade de vida aos colaboradores e mais conforto para quem trabalha presencial”, explica Ana.
O principal objetivo do projeto foi criar um ambiente que funcionasse como uma extensão do home office, para facilitar o retorno e instigar a criatividade e produtividade dos colaboradores. Para isso, foram desenvolvidas áreas setorizadas por cor, com espaço para atividades em grupo, dinâmicas e discussões de projeto, refeições coletivas e descanso. O conforto e fluidez do ambiente foram os principais pontos de partida para o projeto. Na sala de reunião, foi desenvolvido um sistema de portas camarão que integram toda a área. Logo em frente, também está posicionada uma arquibancada que favorece a execução de grandes apresentações, tornando o ambiente mais inclusivo e descontraído.
Assim como em outras propostas do escritório, as cores exerceram um papel fundamental na divisão dos espaços e na personalidade do ambiente. Neste caso, foi preciso levar em conta a incidência de luz e cor no espaço, pensando em uma iluminação específica que não interferisse ou distorcesse os resultados nos testes de impressão e no processo desenvolvimento dos produtos.
A busca por materiais inusitados foi um requisito das proprietárias da agência. De acordo com a arquiteta, “elas vieram com uma proposta de um ambiente que tivesse essa pegada urbana que é a cara da marca, e trouxesse inovação e criatividade, surpreendendo com materiais que não fossem óbvios”. Estruturas metálicas coloridas, carpete azul, pintura no teto, compensado e MDFs coloridos: o mix de cores e texturas toma conta do espaço e está presente logo na entrada do imóvel, em um portal feito com tapume rosa, projetado para exibir e armazenar os projetos concluídos e produtos desenvolvidos pela agência. Mais do que um ambiente de trabalho, o espaço é um manifesto da marca que inspira e acolhe seus clientes e colaboradores.