-
Arquitetos: AMZ Arquitetos
- Área: 475 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Pedro Napolitano Prata
-
Fabricantes: AutoDesk
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um condomínio na praia de Guaecá, no litoral norte de São Paulo, a casa ocupa um lote pé na areia de frente para o mar. O andar inferior integra todos os espaços sociais em um único ambiente que se abre completamente em direção ao mar através de portas de correr que se recolhem transformando o térreo em uma grande varanda. A área de serviço localiza-se em um espaço fechado formando uma caixa que ajuda a “separar” o pavilhão de seu vizinho e da rua externa.
No andar superior localizam-se as suítes e sala íntima que por sua vez também se abrem para um deck mais privativo. A estrutura da casa usa o MLC (composto de madeira laminada colada) da Ita construtora, que possibilitou vãos de 4,45m x 4,80m correspondentes a cada suíte. O fechamento de lajes e de cobertura é feito com placas cimentícias e manta alvitra e os fechamentos laterais de alvenaria leve e caixilhos de alumínio.
A fachada oposta à vista se abre apenas no segundo andar, através de vitrôs basculantes de alumínio que, quando abertos, permitem o efeito de ventilação cruzada da área de estar, além de receber a luz da face NE. No andar superior brises basculantes protegem a fachada sudoeste do sol poente e mantêm a privacidade dos dormitórios.