-
Arquitetos: ASWA
- Área: 500 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Phuttipan Aswakool
-
Fabricantes: Alumet, Fonde
Descrição enviada pela equipe de projeto. Take a Breath é um novo café e restaurante inspirado nos celeiros rurais. Seu programa foi separado em três construções principais a partir de suas funções, que são, o café, o restaurante e a cozinha, além de um campanário em destaque.
O terreno de cerca de 4.600 metros quadrados, situado no subúrbio a oeste de Bangkok, é cercado por uma área residencial de alta densidade. O restaurante visa conectar as pessoas com a natureza criando celeiros modernos na floresta seguindo o conceito criado pela Tastespace, equipe que colaborou neste projeto e nos interiores. O café é composto por três volumes principais com quase 500 metros quadrados de área total construída, todos eles com telhado de duas águas: o café, o restaurante e uma cozinha, junto ao volume mais alto, de 13,50 metros de altura, para o campanário e dois pequenos jardins de inverno.
O restaurante principal se estrutura em um pavimento e meio e contempla o espaço para o salão principal, orientado de forma perpendicular à cozinha e o café, que ocupam os outros dois edifícios principais paralelos conectados pelo corredor coberto. Outra razão para separar cada programa dessa forma é o código de construção da região, que limita as dimensões para restautantes.
O layout é separado em três partes. Da frente para os fundos, na sequência do terreno ficam: a área de estacionamento, a área funcional e a área de jardim. Uma chapa metálica semelhante à madeira foi escolhida como material principal para revestir todos os lados do telhado, com aberturas em forma de arco, criando um visual homogêneo e ousado em relação ao contexto.
Aberturas arqueadas em várias dimensões foram pontuadas na fachada, tais como a do canto da cozinha central, que tende a mostrar o movimento dos chefs para quem chega ao restaurante, ou ainda a do fundo da sala de jantar principal e do café, que proporciona uma vista para o jardim.