-
Arquitetos: Luciano Dalla Marta Arquitetura
- Área: 121 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Gabriel Arantes
-
Fabricantes: Casa Blindex, Exbra, Portobello, Tensoflex
Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma da tradicional loja de tecidos Donatelli em atividade desde 1943, teve como objetivo simplificar a exposição dos produtos, Iluminar os espaços através de uma arquitetura minimalista em que os tecidos são protagonistas
A fachada teve como inspiração a simplicidade das construções orientais. Dividida em duas faixas, a primeira transparente no nível do pedreste, atraindo os passantes para seu interior e trazendo iluminação natural para o ambiente. Enquanto a segunda faixa superior, marcada pelo revestimento tecnológico de massa única em grandes formatos possui uma leve textura, atribuindo um caráter monolítico a arquitetura. A composição volumétrica configura um jogo entre o leve e o pesado, a transparência e a opacidade, onde o bloco superior parece flutuar sobre os vidros de “u”glass uma característica ressaltada com a iluminação no período noturno, em que o bloco translúcido acende.
Para expandir o salão da loja, foi absorvida uma vaga de carro. E alterado o acesso para parte mais extensa do terreno, todas essas estratégias tiveram como propósito trazer um eixo de circulação para o fundo da loja, gerando assim uma sensação de amplitude para o ambiente.
Como a loja é estreita, foram desenhadas duas linhas de exposições para os tecidos, nas paredes, ao lado direito com araras contínuas e ao lado esquerdo com ganchos individuais. No centro do salão se concentram as mesas de atendimento e os sofás de apoio, todos os móveis são baixos para criar uma visão sem obstáculos.
A materialidade teve como diretriz o uso de acabamentos naturais e claros, nas paredes por vezes foi usado painéis de madeira com revestimento branco ou a aplicação de uma textura que remete a um boucle. As mesas e o tablado, tem como influência o mobiliário japones tanto na forma como no acabamento em marfim linheiro claro. As serralherias em corten foram elementos ultizados para criar um contraste com os materias de tons mais claros. A iluminação natual por sua vez teve um papel importante nas definições projetuais de layout, todas as mesas de atendimento estão próximos aos espaços com maior incidência de luz natural seja nas janelas ou claraboia.
O partido para a reformulação da loja foi organizar visualmente os produtos expostos, uma vez que a marca possui uma variedade grande de tons, estampas e texturas. Possibilitar aos clientes uma visualização harmônica do todo e das particularidades de cada tecido. Resultando em um ambiente confortável, elegante e funcional.