-
Arquitetos: aste arquitectura
- Área: 4109 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:José Campos
-
Fabricantes: Aste Arquitectura, AutoDesk, GRAPHISOFT, Lomboser
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve como objetivo a construção de um Centro Tecnológico para a montagem de precisão de máquinas CNC de furação profunda e fresagem, com uma área de implantação de 2800 m2, para a CHETO CORPORATION S.A.. Os terrenos disponíveis resultaram da unificação de dois lotes no Centro Empresarial da Ul/Loureiro, cuja capacidade máxima de implantação era de 6500 m2.
O programa previsto incluía áreas de administração, engenharia e investigação, serviços para funcionários, convívio e alimentação, treino e montagem de precisão de máquinas CNC de furação profunda e fresagem. O volume do Centro Tecnológico delimitado em três, localiza-se de forma excêntrica relativamente à largura do lote, pretende destacar a divisão programática entre áreas administrativa e de montagem, entre os quais se localiza um volume, que ao desalinhar dos outros dois, afirma, desse modo, a entrada principal. Exatamente do lado oposto, no espaço resultante desse alinhamento, é projetado um espaço social externo para os funcionários. A relação entre os três volumes é feita com planos de vidro, que os separa e permite, simultaneamente, a entrada de luz, lateral e zenital, no espaço mais interno do conjunto.
Procurando a integração na paisagem, atualmente vazia de construções, mas imaginando-a, mais tarde, pontuada por volumes característicos de uma linguagem industrial, assume-se a fachada exterior do primeiro volume, abstrata e texturizada, definida por um conjunto de grelhas de aço inoxidável, material também utilizado na produção das máquinas da empresa. Com o objetivo de valorizar o espaço interior industrial, o qual servirá estadias de maior permanência, os interiores, onde se realiza a divisão programática necessária, são realizados com madeira, material simbólico cujo objetivo reside na procura do conforto da ‘casa de madeira’, característica, habitualmente, encontrada no espaço doméstico. Assim, a casca externa, composta por estruturas de aço, abriga as estruturas de madeira que se assemelham aos espaços de maior proximidade ao ser humano.