-
Arquitetos: MU Architects
- Área: 1250 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:David Foessel
-
Fabricantes: AERMEC, Arval, Bibliotheca, HakaGerodur AG, IDM, Schüco, Serge Ferrari, Silvera, Tarkett, VMZINC
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Midiateca ”Les Sources Vives” esfumaça a linha entre arquitetura e escultura, objeto e paisagem, interior e exterior. Do lado de fora, a cobertura de zinco é conectada em uma estrutura refinada que remete às arcadas do viaduto e à arquitetura do Centro Cultural. A estrutura do telhado se desdobra como um grande e transparente livro onde todos são convidados a entrar e ler.
No interior, o teto é concebido como uma peça imaculada cujos grandes movimentos carregam a identidade dos espaços. Ele destaca as diferentes partes do programa, liberando os usos, mas sem separá-los. As dobras da cobertura e seu teto guiam um movimento de fora para dentro, apoiando e despertando a curiosidade que acreditamos ser o motor primordial da cultura.
Ao fundir-se com o solo, o edifício integra o programa ao seu ambiente natural. O telhado é integrado à paisagem, abraçando sua terra. Torna-se a paisagem enquanto explora o solo graças às 15 perfurações realizadas que permitem a utilização de energia verde geotérmica.
As 8 inclinações da cobertura, que se estendem por mais de 60 metros, são grandes vigas treliçadas que permitem uma planta de forma livre, oferecendo espaços internos totalmente modulares. Os sistemas de climatização, eletricidade e de ventilação seguem uma grelha regular e liberam as paredes passando pelo chão. Os fluxos de circulação e evacuação são projetados em circuitos para funcionar em qualquer cenário.