-
Arquitetos: Atelier Pulver Architectes
- Área: 1000 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Thomas Telley Architektur
-
Fabricantes: Regent, WALO Bertschinger
Descrição enviada pela equipe de projeto. No centro da cidade de Renens, a meio caminho entre a floresta e a densidade urbana, o referido projeto reúne diversos programas intergeracionais e multifuncionais, como jardim de infância, sala de concertos e hortas familiares. O edifício com estrutura de madeira recém-construído é dedicado ao cuidado e educação da primeira infância, enquanto o celeiro foi completamente reformado para criar um novo espaço de uso social e cultural.
A prioridade foi dada à inserção urbana e integração paisagística do projeto. A abordagem adotada foi restaurar o celeiro à sua aparência original, removendo a enorme extensão, proporcionando assim a oportunidade de criar um novo espaço público com parques infantis e jardins abertos à floresta. O pavilhão de madeira completa o novo complexo que está localizado em diálogo com o parque.
Construído em níveis separados, a comunicação entre os diferentes pavimentos é facilitada permitindo a criação de espaços externos e internos na escala da criança. No interior, os espaços foram concebidos para serem flexíveis, oferecendo aos usuários a oportunidade de trabalhar em conjunto ou de forma mais privativa.
A fachada do novo volume é composta por uma estrutura dupla, uma interna autoportante em madeira, e uma externa, composta por um sistema de montante/viga em madeira de lariço que foi escolhida pela sua durabilidade. Todos os elementos de carpintaria interior foram feitos sob medida em madeira de abeto com verniz à base de água.
A madeira é proveniente da Suíça para reduzir o impacto ambiental do projeto. A estrutura foi pré-fabricada para garantir racionalidade e minimização de custos. A geometria complexa foi um grande desafio superado por novas tecnologias e montagem precisa. Este é um projeto que desafia as questões urbanas, paisagísticas, sociais e ecológicas.