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Arquitetos: Uygur Architects
- Área: 11 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Cemal Emden
Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola primária Akşemsettin é apenas uma das escolas construídas no âmbito do projeto do pacote "45 Edifícios Públicos em Istambul" projetado por Uygur Architects. As escolas, definidas para serem demolidas e reconstruídas em Istambul no escopo do ISMEP (Projeto de Mitigação de Risco Sísmico e Emergência de Istambul), são projetadas de uma forma única em seu próprio contexto, no mesmo terreno, aumentando sua capacidade. Os arquitetos consideraram este projeto como uma importante oportunidade para a modernização dos espaços educacionais.
Do ponto de vista dos arquitetos, é importante reconstituir o significado arquitetônico e social da Escola Primária Akşemsettin, localizada em Küçükcekmece, onde as densas favelas estão agora se transformando em conjuntos habitacionais de massa e a população está em ascensão. Considerando o rápido desenvolvimento, não planejado e evasivo das edificações no bairro, projetar uma identidade qualificada de um "novo" edifício para uma instituição de ensino de uma forma contemporânea e socialmente sustentável, é considerado uma ação significativa e positiva arquitetonicamente.
A Escola Primária Akşemsettin funcionou até 2018 em um prédio com baixa resistência a terremotos em uma área construída densa e inflexível de 3.497 m² com um total de trinta e cinco salas de aula e duas salas de jardim de infância, atendendo 1400 alunos. Com o aumento do programa escolar, a relação da massa x espaços abertos, muda drasticamente, assim essa densa exigência do programa é resolvida por uma composição equilibrada e interpretação estratégica das relações do volume. Várias unidades ortogonais com programas de espaços comuns e sociais são colocados no nível do solo, utilizando as diferenças de topografia. O conjunto das unidades configura um pátio, com a forma de um disco compacto, na qual as unidades de sala de aula e os programas repetitivos são reunidos e sobrepostos na parte superior do pátio. Os espaços intermediários que surgiram nesta composição de massa fragmentada, encontram suas próprias definições como áreas competentes para incentivar a interação social.
Como as escolas foram demolidas e reconstruídas, os alunos foram temporariamente transferidos para outras escolas do bairro, portanto a construção deveria ser rápida e econômica. Como estratégia, a Uygur Architects formulou um método estratégico ao projetar uma biblioteca de materiais, detalhes e diferentes composições. Enquanto cada projeto é exclusivamente projetado, os arquitetos, que interpretam esta biblioteca como um "alfabeto", constroem situações diferentes para cada lote. No caso da Escola Primária Akşemsettin, destacam-se o tijolo e o concreto aparente; no entanto, a fachada da massa do disco é personalizada pelo concreto texturizado.
Com as áreas adicionais de espaços sociais e comuns, laboratórios, quadras esportivas, salões multiúso, etc., a área bruta construída do edifício demolido foi aumentada 2,5 vezes e passou a ser de 11.669 m². O número de salas de aula, que antes era de 37, aumentou para 56 com a adição de um ateliê de música, salas de educação de apoio, laboratórios, salas de arte e de jogos anexos ao jardim de infância, enquanto a capacidade de alunos permaneceu inalterada.