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Arquitetos: Salto Architects, Stuudio Tallinn
- Ano: 2021
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Fotografias:Tõnu Tunnel
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terminal de cruzeiros está localizado no North-West Seawall (Loodemuul) do Porto da Cidade Velha de Tallinn, Estônia, estendendo-se da rua Logi até o final do Seawall. É uma combinação de um calçadão e um edifício, onde o terminal de cruzeiros funciona como o elemento impulsionador na criação do parque urbano à beira-mar com 850 m de comprimento.
A tarefa inicial de projetar um terminal foi desenvolvida detalhadamente pelos arquitetos, que também usaram o espaço público urbano circundante para fornecer um elemento importante para o processo de realização do calçadão da praia em Tallinn. No futuro, ao final do calçadão, deverá ser construída uma parada de transporte público para ferries, levando passageiros para Kadriorg a cada poucos minutos. O espaço para o calçadão à beira-mar foi criado projetando a área de estacionamento e as estradas de acesso ao porto para serem mais compactas do que o previsto anteriormente.
Funcionalmente, o complexo é dividido em dois - o nível inferior acomoda áreas destinadas a turistas dos cruzeiros e no nível superior há um calçadão aberto ao público. A entrada e a saída do terminal se dão junto ao nível da rua através de um parque inclinado com vegetação característica da costa norte da Estônia. Ao longo dos planos suavemente inclinados, a rua leva os cidadãos acima do terminal.
A cobertura do edifício inclui um calçadão de tráfego leve para caminhadas e exercícios, assim como um restaurante, terraços com vista para o mar, um playground, assentos com coberturas para o vento em várias direções, além de pequenas praças. No nível inferior, o calçadão e as áreas verdes se fundem, oferecendo possibilidades para várias situações diferentes. O espaço sob o calçadão elevado forma um terminal ao ar livre para uma terceira doca de cruzeiros a ser projetada no futuro, além de também ser uma cobertura para os turistas que passeiam ao redor do terminal.
O interior do terminal é estruturado de maneira simples e flexível. Junto à orla marítima e às docas de cruzeiro que se estendem ao norte, encontra-se a zona de espera de passageiros, projetada para ser seccionada em duas áreas, quando necessário, utilizando cabines móveis de controle de passaportes, a fim de realizar procedimentos de controle de fronteira e dividi-la em espaços menores com paredes deslizantes. O terminal de cruzeiros será utilizado sazonalmente, porém, para aumentar a eficiência do edifício, foi projetado para incluir a possibilidade de uso durante todo o ano.
Oito meses por ano, as áreas de espera podem ser transformadas para receber exposições, feiras ou concertos. O espaço interior tem um teto previsto para garantir acesso e visibilidade também a partir do calçadão. Para aumentar a sustentabilidade do edifício, são utilizados painéis solares, aquecimento e refrigeração da água do mar e, ainda mais importante, o espaço público, aberto aos habitantes locais e funcionando como um portal para o país, também agrega valor ao espaço.
No noroeste do Seawall está um muro histórico renovado, cuja superfície é usada como calçada. Toda a parede histórica é exposta publicamente. Um plano inclinado é colocado no final do muro, ligando o calçadão ao nível do porto, facilitando a possibilidade de estender o espaço público ao aterro e à linha de costa. A vegetação do calçadão é local, inspirada na flora da costa norte e aberta a espécies invasoras, mantendo também as comunidades vegetais já estabelecidas.