-
Arquitetos: PLANO architects & associates
- Área: 142 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Choi Yong Joon
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto está inserido em uma vila rural tranquila em Hwasun, Coreia do Sul, composta por montanhas, arrozais e pequenas casas. Após finalizar sua empresa de paisagismo em Seul, o proprietário decidiu voltar para sua cidade natal para plantar e cultivar árvores e, para isso, construiu uma casa simples e honesta que lembra a vida de um fazendeiro.
O desafio era capturar a paisagem comum que pode ser encontrada em qualquer lugar do campo enquanto se cria um silencioso volume repleto de terraços e decks de contemplação. Os pilares e paredes que sustentam o telhado plano são finalizados com concreto aparente, pedra natural e madeira compensada para trazer a textura bruta para a casa. De fato, a pedra natural do muro é um material autóctone que o próprio proprietário extrai do solo à mão.
O terreno está localizado no final da vila que vem da montanha. Ao sul, o vizinho é um armazém e ao norte, uma paisagem de arrozais. Tivemos que escolher entre a iluminação do sul e a paisagem do norte. Projetamos de uma forma que maximiza a singularidade desta localização. O pátio principal foi colocado no lado noroeste, voltado para os campos de arroz, e o pátio de entrada foi posicionado no lado leste, voltado para a via principal da vila.
A planta divide-se em um espaço público (sala/cozinha) e um espaço privado (quarto/banheiro) pela parede de pedra que passa pelo centro. O corredor entre o espaço público e o espaço privado é constituído por um muro em pedra natural, um muro baixo de arrimo e uma claraboia. O espaço público se estende do deck pela janela até o pátio e o campo. Um muro de concreto foi construído ao longo do pátio de entrada voltado para a estrada da vila a fim de maximizar a privacidade e a abertura do espaço interno.