-
Arquitetos: Diego Raposo + Arquitetos
- Área: 293 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Anita Soares
-
Fabricantes: AutoDesk, Barbarella Plantas, Chaos Group, Leonardi Vidros, Marmoraria Ponto das Pedras, Positiva Móveis, Pátio, Rosaldo, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os proprietários são um jovem casal apaixonado por comida de verdade e conexão com a natureza e um forte vínculo com o local. Eles iniciaram o restaurante recebendo em casa e depois de alguns anos precisaram de um espaço para ampliar as atividades.
Desde o início do processo criativo procuramos manter a linguagem do projeto simples, buscando não perder a essência do local. No terreno existiu um criadouro de cabras e onde hoje abriga o salão eram os antigos estábulos. Mantivemos a arquitetura desse pavilhão central e adicionamos elementos e conexões para criar um novo espaço. O layout interno privilegia a entrada da luz natural e trás a vista dos pastos vizinhos para dentro. Como ponto central de encontro e lugar perfeito para um aperitivo criamos uma ilha que abriga a horta aromática do restaurante. É uma experiência interessante ver as ervas sendo colhidas para serem usadas nos pratos.
Na escolha dos materiais priorizamos os acabamentos que nós transmitam simplicidade, valor a vida no interior e acolhimento. Optamos por recriar uma textura rústica nas paredes que nós lembram as antigas casas de pau a pique brasileiras. O uso de cacos de pedras no piso e o cimento bruto reforçam ainda mais essa ideia de um ambiente com memória de passado.