-
Arquitetos: Tribeira
- Área: 78 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Júlia Tótoli
-
Fabricantes: Cimentare, Desmobilia, Eliane, Gail, Kannel portas automáticas, Ladrilharia, Tok&Stok
Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma completa desse apartamento de 78m² partiu do princípio de adequar os espaços ao estilo de vida do jovem casal, Manu e Gabriel. Para isso foi preciso repensar, principalmente, os espaços anteriormente usados como ambientes de serviço. Os moradores do Apê Comvida possuem relação muito forte com a cozinha, adoram reunir amigos e família para provar novas receitas e experimentar as cervejas artesanais feitas pelo próprio Gabriel. Daí surge a principal decisão projetual: criar uma grande área de convivência, integrando cozinha, sala e, até mesmo, o escritório.
A cozinha tem uma ilha central virada para a sala e, como fundo, foi desenhado um bar em estrutura metálica que possui uma chopeira de bancada para servir os convidados.
Uma outra decisão importante foi usar dois de três quartos para criar a suíte principal e um quarto de vestir, que dá acesso ao novo banheiro, concebido a partir da estrutura do antigo banheiro de serviço. Dessa forma, criamos espaços mais confortáveis para o dia a dia do casal.
O projeto manteve o banheiro social e o quarto mais próximo da sala virou o escritório que pode ser totalmente aberto ou totalmente isolado da área social através de uma porta de rolar metálica fixada atrás da viga.
Procuramos valorizar ao máximo as características originais do prédio dos anos 60, que tem uma arquitetura muito marcante. Os tijolos maciços das fachadas foram expostos na parte interna e pintados de branco, restauramos o piso de madeira da sala e dos quartos, deixamos todos os pilares, vigas e laje em concreto aparente e a cozinha recebeu o piso de cimento queimado. Além disso, o cimento queimado também foi aplicado onde as paredes foram demolidas, recurso que usamos para registrar as mudanças que fizemos.
Esse projeto é repleto de pequenas fissuras, “imperfeições perfeitas” que vemos nos materiais naturais, nos tons de madeira, nos tijolos originais, no concreto. Tudo isso contribui para um espaço cheio de história e personalidade.