-
Arquitetos: Harley Graham Architects
- Área: 250 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Andy Macpherson
-
Fabricantes: Austral Bricks, Eco Outdoor, James Hardie
Descrição enviada pela equipe de projeto. Diante do desafio de um terreno altamente limitado, a Casa Wollumbin é um projeto que abraça a solidão e o santuário nos confins de um contexto suburbano. Ancorado em um terreno íngreme voltado para o oeste, o projeto funciona como um ponto vantajoso para apreciar vistas da caldeira e do Wollumbin (Monte Warning) a oeste e vislumbres do Oceano Pacífico ao norte.
O projeto responde à severidade do ambiente da costa leste; uma paleta de material exterior escura e robusta que resiste incessantemente ao salitre da costa. Os sistemas operáveis da fachada oeste controlam o duro sol da tarde enquanto permitem vistas expansivas através do interior; o nível superior tem uma série de telas de tecido escondidas no forro, enquanto o nível médio conta com painéis de alumínio que podem ser ajustados em uma variedade de ângulos.
A natureza íngreme do terreno resultou em uma construção em camadas de plataformas de concreto suspensas que dividiram o programa em três níveis. Em um esforço para mitigar a escala geral do edifício, a relação com a paisagem ao redor foi um componente integral do projeto; seja emoldurando uma vista, suspensa entre as árvores, ou proporcionando momentos de descanso e conexão com o solo.
Um dos impulsionadores iniciais do projeto foi criar uma conexão entre os espaços de convivência e o solo, o que foi alcançado através da parte nordeste do terreno, onde a piscina se encaixava entre as espécies nativas da floresta tropical, ao mesmo tempo em que proporcionava vistas estreitas através do edifício até a cordilheira a oeste.
O nível inferior atua como uma transição para as chegadas; uma sequência de entradas que permite que os visitantes se desloquem pelo jardim nativo até um chuveiro externo antes de entrar no edifício, com 2 tanques de água de 50.000L abrigados da vista por trás das telas pretas verticais.
O programa do nível intermediário é refletido através do tratamento da fachada externa; reservada para espaços privados de dormir, a fachada pode ser controlada individualmente para abrir ou fechar em cada um dos dormitórios, proporcionando amplas vistas sobre a cidade e a paisagem além. O nível superior é ancorado no terreno, proporcionando aos moradores conectados ao solo uma ventilação cruzada que atravessa a água através do espaço de convivência.
Wollumbin Street House é um projeto que enfatiza as restrições do terreno, enquanto equilibra delicadamente os aspectos de conexão e reclusão.