-
Arquitetos: Centro Cero
- Área: 350 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
-
Fabricantes: DORWIN, Diinámica NRG, Ebenor, Fenbel, Gramabi, Grupo LTN, JC Aberturas, Navarro Ache, Nuciari, Silma, Vibrocom
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em um clube de campo na Rota 6, no distrito de Marcos Paz, província de Buenos Aires. Em um cenário predominantemente rural, o bairro assume a forma de dois aglomerados contendo um grande parque central livre. Contornando esse vazio, no final do empreendimento, está o terreno sobre o qual a casa está erguida.
A forma semicircular do terreno e sua localização relativa no bairro definem as orientações e a implantação da casa. O bom sol do leste também oferece as melhores e mais amplas vistas para o parque central, sem interferências. Consequentemente, as principais funções da casa se abrem neste setor -sala e quartos- e em contraste os espaços de serviço estão localizados, filtrando o sol da tarde e as vistas dos vizinhos, a oeste.
Desta forma, projeta-se uma peça longitudinal, apoiada no lado reto do terreno, com acesso pelo norte e ascendendo para o sul, gerando um segundo nível mais privativo e contido para aproveitar as vistas. Esse corte e a definição material da obra acabam por estabelecer grande parte do caráter da casa.
Particularmente nesta obra, a lógica construtiva surge desde o primeiro momento, resultando em uma oportunidade de desenvolvimento de um sistema que combinasse materiais nobres, aparentes e de baixa manutenção que tolerassem a execução da obra em fases sucessivas. O resultado é uma casa que se define por esta lógica material, tanto nos seus módulos como nas suas instalações e equipamentos.
O tijolo aparente “Silma” resolve as laterais fechadas, permite a filtragem visual dos serviços e dilui as aberturas, mas não interfere na forma inclinada da cobertura. Esse espaço triangular resultante é transparente, envidraçado, tanto no interior como no exterior, conferindo leveza ao conjunto e multiplicidade de situações de luz ao longo do dia. A estrutura metálica está sempre presente, caracterizando o projeto. A cobertura dupla de poliuretano -termopainel- permite maximizar o isolamento, os tempos de execução e mostrar sua expressão original. As paredes, também feitas de termopainel, ao leste, são mescladas com as esquadrias de alumínio e resolvem de forma leve o invólucro sobre elas.
De acordo com essa lógica, o corte completa o projeto. Um volume único e puro com uma cobertura dobrada que permite o acesso pelo ponto mais baixo após atravessar um grande espaço semi-coberto, permitindo perceber toda a obra: a cobertura ascendente, a varanda e as diferentes situações de opacidade e transparência.