-
Arquitetos: Slow Studio
- Área: 230 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Salva López
-
Fabricantes: La Paloma cerámicas, Proyectos Claudin 4D
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes chegaram ao estúdio com um programa simples para uma casa de três quartos que atende às suas necessidades atuais e futuras de moradia e trabalho remoto. É um jovem casal com um enorme entusiasmo por viver uma vida tranquila desfrutando de sua casa em contato com a natureza e perto de sua família, e o entorno escolhido é perfeito, pois faz fronteira com um lindo olival.
A implementação do projeto parte deste terreno ideal, com uma forma alongada voltada para o sul e com um leve declive desde a rua até uma zona completamente plana onde a casa pode ser construída.
Assim, o projeto é um esquema simples com uma planta retangular em que os espaços se sucedem do mais público ao privado, divididos por um pátio que melhora a iluminação e a ventilação natural.
A privacidade da casa na fachada oeste é afetada por um vizinho com vista direta para o terreno e, por isso, a garagem está localizada nesta orientação, separada da casa com pérgola de acesso.
A fachada sul é protegida por uma pérgola vegetal que ajuda a aumentar a privacidade e funciona como um excelente regulador da luz natural.
Um dos pontos fulcrais da estratégia bioclimática é o fato de dispor todas as divisões, tanto as zonas comuns como os quartos, em uma rigorosa orientação ao sul, particularidade que permite um excelente funcionamento térmico passivo de todos os espaços habitacionais.
Aproveitamos os ganhos de calor que conseguimos graças às grandes aberturas a sul, que se acumulam nas paredes e cuja temperatura mantemos graças ao excelente isolamento externo.
No lado norte, pelo contrário, precisamos de um elemento térmico que protegesse da fachada mais fria. Para isso, posicionamos os espaços de serviço, como banheiros e sala de instalações, e geramos uma fachada muito opaca com poucas aberturas que são protegidas com venezianas de madeira apenas por motivos de privacidade.
Como temos uma excelente insolação, precisamos controlá-la durante as diferentes estações do ano, por isso, instalamos uma pérgula que cobre toda a extensão da fachada sul e que será protegida com vegetação caducifólia e persianas simples de madeira.
No verão, a vegetação cobre a parte superior da pérgula e as persianas podem ser abertas, impedindo a passagem do sol, mas garantindo a ventilação natural que é complementada por uma melhora na sensação térmica graças à fotossíntese e evaporação gerada pela vegetação. No inverno, a vegetação decídua perde suas folhas e permite que o calor seja ganho dentro de casa.
A nível construtivo, trata-se de uma casa com parede dupla de tijolo com isolamento entre as camadas e telhado invertido. As esquadrias são feitas em madeira, assim como os móveis da cozinha e banheiro. A garagem não é isolada.
Para as instalações é utilizada uma caldeira de biomassa que gera água quente para a cozinha e banheiro e é instalado um sistema de renovação de ar por meio de recuperação de calor.