-
Arquitetos: Baquio Arquitectura
- Área: 150 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Andrés Villota
-
Fabricantes: AutoCAD, Indumadera, Photoshop, SketchUp
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto trata-se uma casa unifamiliar localizada no Valle de los Chillos, na cidade de Quito, Equador. O cliente é um senhor idoso que estabelece como principal requisito uma casa sem escadas ou obstáculos, uma moradia com fácil locomoção.
Além disso, o terreno possui um desnível de cinco metros, formando os dois parâmetros fundamentais do projeto que estabelecem as regras claras do jogo.
O principal objetivo do projeto é ser inclusivo em todos os níveis, por isso, começa estabelecendo um eixo principal de circulação que liga dois níveis, a área social e a área privada. Este eixo é uma rampa com inclinação de 12% em um espaço de pé-direito duplo que conecta o pavimento superior ao inferior. Para destacar esse mesmo eixo, a rampa é composta por um material diferente do restante da casa de tijolo e aço. A rampa é, portanto, moldada em concreto com um leve pigmento vermelho para complementar a alvenaria de tijolos implementada neste espaço. Nas duas áreas adjacentes à rampa, utiliza-se madeira laminada, como estrutura, e vidro. O projeto utiliza esquadrias de madeira como composição rítmica que unificará os espaços e móveis da casa.
Para a área privada e pública são propostos eixos a cada cinquenta metros, os mesmos que definirão os serviços e, por sua vez, o ritmo dos pilares de madeira para as fachadas frontal e posterior. A área social não apresenta hierarquias, podendo ser ocupada de acordo com a interação no espaço. O pavimento superior é o que contém a área pública e se abre para o pátio frontal, em direção à rua. O térreo contém a área privada com dois quartos e um espaço neutro (da mesma forma, a ser ocupado de maneiras diferentes no futuro) todos abertos para o quintal.