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Arquitetos de interiores: SpaceStation
- Área: 46 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:Weiqi Jin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Café, barista e espaço formarão um processo de experiência global, que é diferente em cada unidade. No Cenchi o processo será "convidar os hóspedes a entrar na área do bar". Tratamos este pequeno espaço voltado para a rua como um grande bar: todo o café é uma zona de bar. Os três módulos da mesa de pedidos e balcão de café são totalmente abertos e dispostos no eixo central. Todos os assentos dos convidados estão localizados dentro da área do bar, e os clientes só podem se sentar nesse local. Os três bares podem ser cercados, como uma ilha de cozinha em casa, que rompe a distinção entre "frente" e "trás" do bar.
Com isso, quando os clientes entrarem no café pela primeira vez, eles poderão achar o layout é um pouco "estranho". Porém, uma vez despertada a memória de “visitar a casa de um amigo e conversar com o anfitrião enquanto prepara o jantar ao lado da ilha da cozinha”, eles entenderão como desfrutar do espaço. Quando um cliente vê de perto o barista preparando uma xícara de café, a sensação de distância entre o anfitrião e o convidado é naturalmente encurtada.
Ao lado da porta há um banco para "beber um café e sair", equipado com uma pequena mesa com copos à mão. Em ambos os lados do café-bar, há cadeiras para observar de perto a operação de gotejamento, enquanto a parte mais interna de assentos é elevada em 40 cm, o que torna a linha de visão do hóspede nivelada com o barista, facilitando os atos de "beber e conversar" por um longo tempo.
A ideia de "convidar os clientes a entrar na área do bar" surge dos desejos dos próprios proprietários do Cenchi: servir a comunidade, proporcionar um local de encontro para os amantes do café, com degustação e partilha de atividades de tempos a tempos, e assim por diante.
O material cerâmico branco marca a identidade do Cenchi. Esperamos que através do desenho dos azulejos, a urgência da classificação “estilizada” do espaço pelo espectador seja diminuída, e o “interesse” pelos materiais seja mais atento. Por causa de sua economia, a cerâmica branca foi amplamente utilizada na fachada de edifícios urbanos na China nas décadas de 1980 e 1990, e agora tornou-se um "material com memória de época". Isso oferecerá às pessoas uma sensação de segurança. Na padronagem usamos ladrilhos cerâmicos alongados para fazer os acabamentos de borda e os ladrilhos cerâmicos pequenos como "material principal" para os mosaicos. Além disso, lidamos com as peças cerâmicas de acordo com a lógica dos móveis de vime, o que faz com que as pessoas tenham uma espécie de "déjà vu". O lugar e o material são familiares e ao mesmo tempo desconhecidos, e a sensação entre esses dois opostos pode ser apreciada enquanto se bebe uma xícara de café.