-
Arquitetos: RDR architectes
- Ano: 2020
-
Fotografias:Sacha Di Poi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício completa a faixa urbanizada que acompanha a estrada de Cojonnex a partir da Ecole Hôtelière de Lausanne, cuja coerência reforça e marca sua conclusão. Os três edifícios estão organizados em torno de uma praça, que constitui a contrapartida do espaço central que articula os três edifícios estudantis vizinhos.
O posicionamento e a orientação dos volumes construídos favorecem a permeabilidade funcional e visual em relação às florestas de Jorat. Sua volumetria ligeiramente fragmentada responde à escala do contexto, procurando estabelecer uma relação equilibrada com as duas vilas do local.
Os três prédios, que possuem o selo Minergie-P-Eco©, abrigam 90 apartamentos a preços acessíveis. O edifício que delimita a área natural protegida a leste e fecha o ambiente construído concentra os apartamentos de 4 quartos, enquanto os outros dois edifícios abrigam principalmente apartamentos de 2 e 3 quartos.
O paisagismo exterior projetado pelo Atelier du Paysage acompanha e reforça as qualidades da localização do projeto e sua relação com o contexto natural circundante. Grandes árvores nativas trazem uma escala vegetal ao edifício, enquanto arbustos e canteiros de flores formam filtros entre os edifícios e os caminhos e trazem uma dimensão contemporânea e poética a este novo parque.
A praça central é o lar de um playground com uma fonte lúdica, uma obra artística do estúdio Schlaepfer-Captque, que se espalha sobre o ruído. Financiado pelo fundo "Plus SCHL", este projeto visa promover a valorização de espaços comuns ou paisagísticos, para proporcionar aos residentes um ambiente de qualidade, propício à criação de laços sociais e à partilha de atividades. A paleta material das fachadas se baseia no caráter rural circundante, combinando reboco e revestimento de madeira, ancorando ainda mais este projeto no contexto do Chalet-à-Gobet.