-
Arquitetos: Lucas Lage Arquitetura
- Área: 720 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Jomar Bragança, Gustavo Xavier
-
Fabricantes: A de arte, Arcelor Mittal, AutoDesk, Deca, Del Rei Pedras, Indusparquet, Neobambu, Stobag, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Muito leve leve pousa. Na piscina desenhada pelo mestre do paisagismo Burle Marx e dentro do palácio dos governadores com projeto de Niemeyer, o escritório desenvolveu e construiu do zero um pavilhão temporário para um evento de arquitetura. Com uma releitura das curvas modernistas no projeto criou-se uma estrutura metálica com vista para todos os elementos do entorno, o palácio dos governadores de Minas, a piscina, a Serra do Curral e a cidade, tudo permeável, leve, com conexão com a natureza e com o paisagismo que parece abraçar e invadir o bar por todos os lados.
Para criar um ambiente despojado para o entorno da piscina durante o dia-a-dia de uso, o mobiliário foi disposto com diversos usos, em lounges e espaços de espreguiçadeiras, com cores e apelo estético em referência aos quadros pintados por Burle Marx.
O bar usa de materiais contemporâneos e universais para criar um ambiente intimista e charmoso que se transforma de noite com uma iluminação pontual e elegante. Um deck instalado no piso,com uma técnica japonesa de queima da madeira chamada Shou Sugi Ban, cobre todo o ambiente. Um balcão em quartzito cinza de noite se transforma com uma iluminação interna e conecta todo o espaço, junto do balcão em zinco que mimetiza o teto do bar. Queria um espaço que a piscina fosse o foco durante o dia, que o centro das atenções fosse o trabalho perfeito deixado pelo Burle Marx e durante a noite o bar quando acendesse criasse uma conexão quase que poética com sua água pela sua forma e sua leveza no espaço, finaliza o arquiteto.