-
Arquitetos: Octava Estudio Cba
- Área: 274 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Viramonte Gonzalo
-
Fabricantes: Adobe, Andez, AutoDesk, Ilva, Itagres, Johnson Luxor, Luces, Lumion, Muebles, Portobello, Trimble Navigation, ferrum
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Terrazas é uma moradia unifamiliar, localizada em um dos bairros próximos às Serras Chicas, na cidade de Villa Allende, Argentina; projetada para uma família de quatro pessoas, um jovem casal com dois filhos pequenos. Implantação respeitosa. A implantação é uma resposta à topografia do local onde ela está localizada. O terreno tem inclinação de oeste a leste, com vistas interessantes da cidade e uma presença imponente de vegetação nativa. A localização planejada das aberturas e clarabóias, juntamente com o uso de filtros e peles móveis, faz da luz natural a protagonista em diferentes épocas do dia e estações do ano.
Simplicidade funcional e volumétrica. O partido surge da inclinação natural com suas irregularidades, desenvolvendo a residência em 2 volumes que deixam clara sua função. Uma parte inferior para garagem, casa de máquinas e acesso de pedestres. Um volume principal em uma situação de conexão direta com o exterior, onde se realizam todas as atividades sociais e uma parte superior para as áreas privadas do programa. O conjunto propõe um habitat doméstico em diálogo com o acidente topográfico.
Materialidade. A escolha cuidadosa dos materiais procura evitar a ostentação e o uso de ornamentos. Como resultado, a materialidade foi pensada na tentativa de alcançar uma imagem consistente com a maneira de pensar e com o modo de vida de seus habitantes. A casa foi construída com um sistema tradicional de alvenaria de tijolos cerâmicos e revestimentos de pedra, lajes de vigas e tijolos cerâmicos, forros suspensos de placa de gesso cartonado, aberturas de madeira e alumínio com vidros duplos herméticos. As persianas e portas são feitas de chapa de metal e tubo.