-
Arquitetos: Marble Fairbanks Architects
- Área: 1 ft²)
- Ano: 2020
-
Fotografias:Michael Moran/OTTO
-
Fabricantes: Advanced Architectural Products, Armstrong, Assa Abloy, ConcreteWorks East, Decoustics, Evan Eisman Company, Forbo, Kawneer, Morin Corp., Mosa, Oldcastle APG, Pac-Clad
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Biblioteca e o Centro de Educação Ambiental Greenpoint é uma das cinquenta e oito bibliotecas de bairro que compõem o sistema de Bibliotecas Públicas do Brooklyn (BPL). Distribuídas em todo o bairro do Brooklyn, esta rede de bibliotecas fornece serviços educacionais, culturais e sociais essenciais para as diversas comunidades que servem. Financiado em parte por uma concessão de legado do Fundo Comunitário para o Meio Ambiente Greenpoint, este projeto é o resultado de um engajamento ativo entre o BPL e a comunidade.
O novo edifício atende moradores de todas as idades, fazendo parcerias com grupos ambientais locais para oferecer oportunidades de aprender sobre a rica história do Greenpoint e seu contexto ecológico específico. Muitos desses grupos ambientais estão representados no Comitê Consultivo Comunitário, que atuou como um participante fundamental no processo do projeto. A nova Biblioteca Greenpoint possui uma localização central onde organizações locais podem se encontrar e trabalhar em colaboração com iniciativas que buscam beneficiar os habitantes e o meio ambiente natural.
A nova Biblioteca Greenpoint é um centro comunitário com cerca de 1.400 m² (15.000 ft²) de conscientização ambiental, ativismo e educação. O projeto dobrou a área do edifício existente, proporcionando amplos espaços internos e externos para abrigar atividades expandidas relacionadas à exploração do meio ambiente, bem como o uso diário da biblioteca. Os principais elementos do programa são as salas de leitura e os espaços de coleções para adultos, jovens e crianças, bem como os espaços comunitários. Laboratórios para projetos interativos, um grande espaço para eventos comunitários (que pode ser dividido em laboratórios), um lounge, pequenas salas de reunião e ambientes para os funcionários são distribuídos nos dois pavimentos.
Com a ambição de “criar guardiões ambientais e amantes da natureza nas futuras gerações de nova-iorquinos”, momentos que destacam a consciência ambiental são integrados por toda parte. A paisagem suporta um ecossistema natural local. O sistema construtivo, janelas solares alinhadas com equinócios e solstícios, e materiais locais são observados no interior. Os materiais externos incluem madeira jateada personalizada e painéis de concreto fundido, desenvolvidos com um artesão do Brooklyn.
A paisagem externa expansiva ajuda na retenção de águas pluviais e nos problemas contínuos de transbordamento de esgoto combinado por biovalas no nível da rua. A água também é coletada em uma cobertura superior, armazenada em uma cisterna visível, e utilizada por membros da comunidade para regar os jardins comunitários elevados.
A paisagem fornece habitats para aves nativas e polinizadores. Aberto durante a pandemia, os espaços externos são altamente valorizados e programados de forma criativa. O espaço cívico ao nível da rua é uma varanda frontal para a comunidade, um lugar para usos informais e reuniões públicas. O jardim de leitura abriga a leitura de histórias, palestras de livros e aulas de costura. A horta de demonstração fornece comida para a comunidade e programação que vai de decapagem a observação de estrelas.
A Biblioteca e o Centro de Educação Ambiental Greenpoint oferecem áreas verdes externas ao nível da rua, conexões visuais claras para atividades internas e dois terraços verdes acessíveis nos pavimentos superiores. O projeto da praça oferece ao público um espaço cívico envolvente que promove a sustentabilidade e reinterpreta a história ambiental da região, permitindo que esta biblioteca busque uma programação pública expansiva com foco no ativismo ambiental e atue como um centro comunitário de educação e conscientização, no contexto mais amplo da responsabilidade pública. O edifício excederá as metas LEED exigidas, tornando-se um projeto modelo de abordagens inovadoras para o design sustentável e uma ferramenta de aprendizado para a comunidade.