-
Arquitetos: Nuno Brandão Costa
- Área: 268 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Francisco Ascensão, Arménio Teixeira
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está distribuída sobre um terreno generoso, situado dentro da estrutura rodoviária da cidade, em um nível mais baixo do que as ruas e arredores. Estende-se espacialmente em uma composição deliberadamente geométrica, com linhas perpendiculares à linha dos muros limites.
Este traçado resulta em um espaço triangular com uma perspectiva acelerada, sobre o qual estão dispostas as áreas domésticas, adaptadas em dimensão e sequência funcional à figura principal, com circulação ao norte e funções ao sul, protegidas pela projeção saliente do telhado.
A cobertura deste espaço inverte simetricamente sua geometria. Um telhado com inclinação invertida cobre inteiramente o espaço interior e, nas bordas, duas varandas triangulares estendem o espaço de vivência para a área externa. A casa lembra uma tenda, cujo cume cruza o espaço diagonalmente, criando uma tensão orgânica, realçada pelo peso denso das entranhas de concreto expostas que se estendem gravitacionalmente sobre o piso fluido e contínuo da divisória interior.
A sensação orgânica e natural do espaço é continuada em sua materialização tectônica. As espessas esquadrias de pinho escocês, em uma elevação triangular, seguem a definição do limite entre o interior e o exterior, com as superfícies internas cobertas com os painéis de fôrma que permitiram a montagem do telhado, com suas duas inclinações invertidas e formas triangulares.