-
Arquitetos: Department of ARCHITECTURE
- Área: 4000 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:W Workspace
-
Fabricantes: AutoDesk, Belvedere, Earth Crete Color, Hi Craftstone, Rhinoceros, Serge Ferrari, Shera, Smile Design, Sunbrella, Thai Marble Corp, Toto, Tree Concept, Trusol, WoodDen
Descrição enviada pela equipe de projeto. O resort está situado no contexto da paisagem rural em Ayutthaya, Tailândia, rodeado pelo rio Chao Phraya de um lado e pelo canal do outro. O projeto arquitetônico é uma reinterpretação contemporânea da paisagem rural local e pretende conectar as pessoas com a vida do rio e sua atmosfera. Os edifícios são escalonados para estarem em harmonia com as casas locais ao redor, alternados e rodeados pela exuberância das árvores, e dispostos em grupos com diferentes implantações, dentro e fora, com diferentes alturas.
O gabarito dos conjuntos construídos corresponde aos dos vilarejos vizinhos. No entanto, as vilas são contemporâneas em sua espacialidade. O espaço de estar foi projetado como se estivesse suspenso na natureza, com um lado que se abre e se conecta ao rio e outro que se abre para o pequeno pátio do lado oposto. O tipo de quarto do hotel tem uma bay window especial como um pequeno lugar aconchegante para se conectar com a vista do canal.
Os hóspedes chegam do continente através do saguão de entrada, sob a construção de madeira sobre palafitas, como seriam recebidos em uma casa tradicional tailandesa. No contexto circundante imediato e na paisagem rural tailandesa em geral, as casas e vilarejos são frequentemente cheios de cores - vermelho, azul, verde, amarelo, rosa, etc. O edifício do saguão, portanto, é vermelho para se integrar a seu contexto colorido.
A ponte, enquanto uma extensão do saguão que traz as pessoas de um lado do canal para o resort principal, também foi pintada na cor vermelha. Esta ponte, embora pareça muito "distinta" em sua cor, na verdade reitera a integração ao colorido contexto da aldeia - transpondo a nova arquitetura para o tom e a cultura local. Atravessando a passarela vermelha do canal até o resort, os hóspedes são recebidos por uma antiga árvore muito bem preservada na entrada.
Os principais pontos de encontro no resort são o restaurante, o café e o bar. Sua arquitetura é uma estrutura de tecido com diversas linhas que fazem referência à tradição, mas de forma que atualiza a linha de horizonte vernacular da vila. Sua atmosfera ao ar livre capta o sentido de uma arquitetura tropical. Todo o espaço está olhando para o rio e os assentos fluem para o exterior, descendo em cascata para se conectar com o rio Chao Phraya.
O acabamento do restaurante é predominantemente de tijolo, lembrando os vestígios da antiga Ayutthaya. No entanto, a construção é surpreendentemente leve, quase como se os tijolos estivessem flutuando, em uma reinterpretação tectônica contemporânea do antigo material tradicional. A atmosfera geral do resort pode ser definida como simples, casual, relaxante e de conexão com a vida do rio. É um espaço contemporâneo com um toque de materialidade de tecido, tijolos, madeiras naturais e vime como uma ligação com a localidade de Ayutthaya e suas tradições artesanais.