-
Arquitetos: CLB Architects
- Área: 440 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:John Ellis, Matthew Millman
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Tengoku e conecta com a paisagem natural de Jackson Hole de um modo surpreendente e moderno, trazendo uma dose do modernismo californiano de meados do século passado para oeste das Montanhas Rochosas. Diferenciando-se do estilo moderno de montanha característico da região, o design da casa de férias de 440 metros quadrados foi inspirado no amor do casal por jardins japoneses e o design moderno da metade do século vinte, outra fonte de inspiração foi o fato de eles terem origem californiana e havaiana.
A casa de quatro quartos é organizada em torno de três pátios internos que oferecem vistas privativas para álamos, complementando as vistas encantadoras do noroeste da cadeia de montanhas e um lago próximo. Cria-se, assim, um cenário que os proprietários chamam de Tengoku, que significa paraíso em japonês.
Os ângulos e as linhas retas da fachada são suavizadas por uma série de aberturas em forma de palheta de guitarra que definem os três pátios. Satisfazendo o desejo do cliente por um elemento curvo em algum lugar da casa, as aberturas curvilíneas ecoam nos vasos e no paisagismo. Além de moldar a luz de forma dramática e casual ao longo do dia, as aberturas curvas e as paredes de vidro contínuas ajudam a enfatizar o enquadramento da natureza em toda a casa.
No interior, um plano em forma de S serpenteia pelos pátios, separando os espaços públicos e privados da casa. Cada setor da casa parece um pequeno pavilhão, com luz e ventilação natural trazidas pelas aberturas. Janelas de claraboias também ajudam na circulação do ar nos meses mais quentes, enquanto janelas de vidro triplo otimizam a retenção de calor no inverno. Uma série de corredores costura a casa, assim como a linha contínua do telhado. Saliências expressivas e linhas sutis do telhado retomam a estética de meados do século, assim como o revestimento vertical de cedro vermelho em cada um dos pátios.
A paleta de materiais utilizados no interior da casa é formada por pisos de carvalho e armários brancos discretos, para não competir com a paisagem natural. Móveis e acabamentos oferecem toques de cor e luz. Uma laje de pedra ametista translúcida é integrada a uma janela voltada para o sul, recebendo luz natural para iluminar o espaço de maneira dinâmica conforme o passar do dia.
O calcário azul de Caracas, fornecido em placas de grande formato, reveste a lareira de dupla face da casa, que liga a sala de estar e a sala de jantar. Móveis vintage provenientes das famílias dos clientes, vasos de madeira havaianos e peças trazidas da residência dos clientes em Malibu, criam uma interação expressiva com obras de arte locais de Jackson e peças modernas como um sofá Roche Bobois.