-
Arquitetos: Barkow Leibinger
- Área: 315 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Iwan Baan
-
Fabricantes: Artemide, Barkow Leibinger, Boise Cascade, Davidson Custom Builder, Door Tech, Easton Concrete, Elite Roofing, FSB Franz Schneider Brakel, FX Luminaire, Fritz Hansen, Golran, Joseph Cummings Furniture Artisan, Knoll International, Kvadrat, Leviton, Louis Poulsen, Matiazzi, McCash, OSM Construction, PP Møbler, +10
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este complexo de uso misto está situado no sopé do Monte Elis ao longo do Leverich Creek em um local levemente inclinado de frente para Bozeman MT. e a Cordilheira Bridger. O entorno é caracterizado por uma mistura de terras agrícolas com celeiros e casas de fazendas, moradias suburbanas e uma casa de madeira projetada por Richard Neutra. Vários outros excelentes exemplos de casas de meados do século de Hugo Eck e Ozzie Berg estão nas proximidades, incluindo a Breeden Fieldhouse na Universidade Estadual de Montana de 1957, a maior estrutura de madeira laminada do mundo. Os invernos são extremos, os verões são curtos. Bozeman, que costumava ser considerada um pouco remota, tornou-se uma região muito procurada para se viver durante a pandemia de covid-19. O advento da tecnologia na comunicação digital (Zoom etc.) transformou cidades semelhantes em lugares mais viáveis para viver e trabalhar.
Como uma casa pátio, é tanto extrovertida (aproveitando as belas vistas das montanhas ao norte e para o riacho) quanto introvertida (orientando-se em direção a um átrio central com um jardim de rochas fluviais e álamos locais). A casa pátio é uma tipologia incomum para Montana, sendo tipicamente encontrada no sudoeste, e permitindo uma boa resposta na criação de privacidade ao mesmo tempo, que permite vistas e orientações amplas.
Sua localização em um lote com formato de L de 2 hectares (5 acres) só amplia ainda mais tais noções, pois protege a casa no caso de uma possível densificação da vizinhança. A casa está apoiada em uma laje de concreto quadrada, que desce e sobe gradual e diagonalmente com a inclinação do terreno —a garagem no ponto mais alto e o quarto principal no mais baixo. Um muro de contenção de concreto contínuo define a borda mais ao sul da casa e as janelas dos vizinhos mais próximos. A cobertura plana é construída em madeira laminada colada e organizada como um cata-vento na planta.
A elevação constante da cobertura sobre o piso escalonado faz com que os quartos se ampliem, cada vez mais altos em direção ao ponto mais baixo em altura, o quarto principal. Existem duas alas fechadas em formato de L, que se opõem uma à outra na planta. A maior abriga a garagem para dois carros, hall de entrada, quartos de hóspedes, cozinha, salas de estar e quarto principal, enquanto a menor contém um estúdio de design e spa / sauna com orientação para o riacho. O telhado unifica às duas áreas fechadas, e o jardim do átrio central fornece um espaço comum para toda a casa. O telhado contínuo cobre dois terraços externos, um mais aberto e voltado para o riacho, enquanto o outro é protegido pelo muro de contenção, organizado em torno de uma lareira externa, e orientado para o pátio.
A casa foi construída em madeira. A construção em madeira não só está no centro da tradição americana, como também ganhou relevância na arquitetura como um dos meios de construção mais sustentáveis para edifícios altos e baixos. As estruturas de balão de madeira no local e as vigas de madeira laminada parcialmente pré-fabricadas, o revestimento de madeira compensada e de cedro (dentro e fora) são os principais elementos de construção. Esta montagem simples, mas bem isolada e combinada com janelas e portas de madeira altamente vedadas é um sistema de construção viável, robusto, rápido e econômico que atinge a neutralidade de CO₂.
É também um meio de construção que pode ser facilmente compreendido e construído por uma mão-de-obra local artesanal. A transparência expansiva e a abertura da casa no clima áspero de Montana são alcançadas pela localização da fonte de calor do edifício na laje de concreto polido. A organização do programa da casa em alas separadas permite que a casa "feche" para áreas aquecidas selecionadas no inverno — economizando energia de forma simples e conforme a necessidade. Além disso, os terraços cobertos ao ar livre podem ser fechados como ambientes aquecidos no futuro, se desejado. A casa pátio oferece um modelo viável para trabalhar e viver. É uma tipologia histórica de qualidade duradoura atualizada, aqui, para uma era mais conectada tecnologicamente: auto-confiante, extrovertida e introvertida.