-
Arquitetos: FGMF
- Área: 1200 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Fran Parente
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na rua Mourato Coelho - inspiração para sua nomenclatura -, o edifício Moou é uma nova proposta de integração social, urbanismo e design autêntico no coração da Vila Madalena, berço da boemia da cidade de São Paulo. Assinado pela FGMF, o projeto conta com uma área total de 1200m2, em um terreno com grande declive natural, que foi utilizado de forma ímpar na organização dos espaço internos e na entrega de uma gentileza urbana a todos que passam pela região.
O espaço destinado à garagem foi pensado para não antagonizar o pedestre, mas sim lhe oferecer conforto e refúgio. Com um recuo no sobressolo maior que o obrigatório, uma pequena praça pública com bancos e forte presença de vegetação, foram criadas para possibilitar o diálogo entre o condomínio e os outros agentes do bairro.
A vegetação foi escolhida pela paisagista Camila Vica com foco em praticidade, sutileza e utilidade. As plantas são de baixa manutenção, demanda de água e oferecem tetos-jardins que auxiliam no desempenho térmico do edifício. Ainda sobre o fator ambiental, a permeabilidade do solo auxilia a controlar o microclima urbano da região, criando um ambiente mais agradável para os moradores e transeuntes.
A fachada do projeto é marcada por uma chapa perfurada de plano contínuo com duas lâminas flutuantes acima. A maior, de concreto aparente característico, se integra ao ambiente proposto pela praça pública, enquanto a menor, branca e mais discreta, se destaca frente à pequena praça elevada do interior do condomínio, criando um espaço de pé-direito duplo na praça elevada, fruto da eliminação do primeiro pavimento desta lâmina.
Dentro do edifício, o visitante é recebido pela praça elevada coberta, que foi articulada para estar integrada aos demais ambientes, como os pátios modernistas. O ambiente é complementado pelo o painel do artista Fabio Flaksajuda e os equipamentos foram pensados pelo escritório Superlimão, uma longa parceria na FGMF, responsável pela construção dos ambientes das áreas comuns. Para além destes espaços comuns, o MOOU conta com áreas de lazer com piscina, área gourmet e confortáveis ambientes sociais.
A marcante lâmina de concreto foi arquitetada para que seu design leve criasse um destaque na entrada do edifício. No seu interior, o átrio encontra-se posicionado sobre um jardim que dá entrada aos apartamentos. São dispostos dois apartamentos sob essa lâmina inicial, que são os maiores do condomínio, enquanto a outra apresenta 4 por andar, somando um total de 8 pavimentos. Em sua distribuição, há 9 configurações de apartamentos que permitem adaptabilidade a diferentes públicos e perfis de moradia, agregando pluralidade a este projeto de design único.
Cada apartamento foi arquitetado com amplas janelas e varandas que promovem circulação de ar e luz natural, reduzindo o uso de fontes artificiais. Na cobertura presente no último andar, a FGMF procurou explorar a preciosa vista que o terreno original oferecia, arquitetando um espaço aberto para todos os moradores apreciarem o pôr-do-sol do boêmio bairro paulistano.